Projeto eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ALFREDO NASSER













PROJETO EDUCATIVO PEDAGÓGICO – EJA



Proposta Pedagógica e Curricular para a Educação de Jovens e Adultos























Anicuns

2013



ÍNDICE





INTRODUÇÃO 3

O PROJETO PEDAGÓGICO: DESCRIÇÃO E ELABORAÇÃO 5

Componentes do Projeto Educativo – Proposta Pedagógica Curricular6

Levantamento Diagnóstico: Perfil de cada turma da unidade escolar 7

OBJETIVOS DO CURSO 12

LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO: DOS DESAFIOS A ENFRENTAR 12

As metas e os princípios para a Educação de Jovens e Adultos 13

Objetivos dos conhecimentos nas áreas 14

CURRICULO BÁSICO DE ORIENTAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 19

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS 19

PERFIL DOS EDUCADORES DAEJA – ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ALFREDO NASSER 23

AVALIAÇÃO DO ALUNO 24

AVALIAÇÃO DO CURSO 25

ANEXOS - MATRIZES 2013 34


















INTRODUÇÃO



Promover um ensino de qualidade concorrerá para a consequente promoção de mudanças sociais, culturais e econômicas, tão necessárias à minimização de tantas desigualdades em nossos municípios brasileiros maispobres e até mesmo nos grandes centros, em suas periferias. É a educação combatendo a exclusão social e a desigualdade econômica.
Um ensino de qualidade, que busca formar cidadãos capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, deve contemplar o desenvolvimento de capacidades que possibilitem adaptações às complexas condições e alternativas de trabalho que temos hoje e alidar com a rapidez na produção e na circulação de novos conhecimentos e informações, que têm sido avassaladoras e crescentes.
Deve-se educar para o sucesso, educar para a qualidade pessoal e social, educação transformadora e geradora de desenvolvimento do meio social, a partir da mudança individual de cada cidadão. Uma educação significativa, que leve ao sucesso, atingirá o indivíduo porcompleto e concorrerá para a formação de indivíduos atuantes, participantes na sociedade de uma forma abrangente, modificando de início as próprias condições individuais para depois modificar o grupo social e a sociedade como um todo.
Desta forma, promover uma educação de qualidade nos remete à necessidade de minimizar o efeito contrário, que tanto tem nocauteado indivíduos agentes nainstituição: o fracasso escolar. É notória a grave incidência de evasão e repetência nas escolas brasileiras, visto que, embora o acesso tenha sido mais bem promovido nas últimas décadas, a evasão e desistência do sistema educacional tem sido uma severa realidade em nossas agências educacionais. A visão de busca pela qualidade deve, portanto, se tornar em visão de toda a escola, perpassando pelosobjetivos de cada setor, de maneira que a conquista da qualidade geral possa absorver a todos e estender-se naturalmente aos alunos, que são o foco e o centro do processo ensino-aprendizagem. Nesse caminho de construção de qualidade tem havido uma notória preocupação no que concerne às avaliações em larga escala, tanto nacionais quanto internacionais.
Para que haja melhoria da educação, épreciso mudar a escola e todos os fatores que interferem direta ou indiretamente no ensino e na aprendizagem, a partir de uma mudança geral de metodologias e posturas. É preciso melhorar as relações de gerenciamento, autonomia, aplicando-se a necessária gestão democrática nas escolas, de modo à promoção da melhoria geral da instituição escolar, a partir do compartilhamento das decisões de todosacerca dos objetivos a serem alcançados pela escola.
O presente Plano de Ação da Educação de Jovens e Adultos está voltado à qualidade da aprendizagem dos alunos jovens, adultos e idosos deste município de Anicuns/GO.
Propõe-se neste, condições e estratégias de acompanhamentos sistemáticos com intervenção pedagógica nos casos de dificuldade de aprendizagem e proporcionando um apoio...
tracking img