Projeto eco atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Perla Escobar
Alta Floresta,-MT, março de 2010

RESUMO

Introdução: O trabalho educativo tem compromissos com as grandes questões contemporâneas da Humanidade. Dentre elas se destacam a inclusão social, a paz e o Meio Ambiente.
Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade física integrada à educação ambiental, em espaços públicos de parques do município.Métodos: utilizando equipamentos construídos a partir dos refugos reciclados do meio ambiente, uma experiência piloto de implantação de eco atletismo no município

Resultados: O projeto de Eco-atletismo conta com professores de educação física e outros do corpo docente que orientam, diariamente, alunos de escolas públicas, estaduais e privadas, nas atividades de educação física e educaçãoambiental. Além disso, o programa dá também suporte a crianças a do município que queiram participar.

Conclusão: Os resultados possibilitam afirmar que a aula de educação física pode ser aliada à educação ambiental e pode ser realizada de forma segura e eficiente. A supervisão de um profissional de educação física capacitado para esta atividade mostrou-se também um importante fator para aqualidade do trabalho.

Introdução

Pouco difundido no âmbito das escolas e clubes brasileiros o Atletismo é, paradoxalmente, considerado como um dos conteúdos clássicos da Educação Física. Contudo, quando nos voltamos às aulas propriamente ditas que ocorrem nos diferentes ciclos de ensino, nos deparamos com uma triste realidade, isto é, esta modalidade esportiva não faz parte do dia a diaescolar, ainda que as crianças corram, saltem e explorem o tempo todo, a gama básica de movimentos que compõem o Atletismo.
O assombroso surto de desenvolvimento tecnológico na segunda metade do século XX, particularmente no que se refere à informatização e automação, por um lado facilitou sobremaneira a vida humana, mas aumentou também a incidência de algumas doenças relacionadas ao sedentarismo:obesidade, diabetes tipo II, infartos, derrame, osteoporose, depressão, estresse, etc. O problema para a saúde pública é tão grande que o próprio sedentarismo já pode ser considerado uma doença (PATE et al., 1995).
Antigamente os caçadores, pastores, agricultores e pescadores, de cuja boa forma dependia o sustento do grupo. Essas pessoas tinham momentos para treinar a força e as habilidadesnecessárias ao bom desempenho de suas tarefas, que incluíam levantamentos de peso, arremessos, lutas, touradas, exercícios de doma e equitação, além de natação e remo.
Nesta dimensão entra um dos grandes desafios da Educação Física hoje: trazer equilíbrio a esta situação, combatendo o sedentarismo e elevando os níveis de saúde na comunidade.
Assim, de acordo com a Carta Brasileira deEducação Física (CONFEF, 2000), o Educador Físico deverá lançar mão de todos os meios formais e não-formais (exercícios, ginásticas, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento, etc.) para educar o ser humano para a saúde e para um estilo de vida ativo.
O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF, 2002) defende que este trabalho educativo a partir do movimento deve estabelecerrelações também com o Lazer, a Cultura, o Esporte, a Ciência e o Turismo e tem compromissos com as grandes questões contemporâneas da Humanidade como as pessoas com necessidades especiais, a exclusão social, a paz e o Meio Ambiente.

Objetivos

Com base nessas diretrizes, e fundamentalmente visando e priorizando as condições em que vivemos apresentamos à senhora Secretaria de Educação Marineide ea comunidade de Apiacás esta proposta de atividade física integrada aos espaços públicos que possuímos em nosso município, utilizando equipamentos construídos a partir dos refugos recicláveis do próprio ambiente de fácil obtenção, manipulação e instalação - com o objetivo de:

• Ser um meio de desenvolvimento de cidadania e respeito ao meio ambiente;

• Ajudar os beneficiários a...
tracking img