A embalagem como diferencial competitivo nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Patrícia Regina Lobo Barbosa
Ricardo Guedes Carlos Dias


RESUMO - O produto não pode ser planejado separado da embalagem, que por sua vez, não deve ser definida apenas com base de engenharia, marketing, comunicação, legislação e economia. Além de evitar falhas elementares, o planejamento permite à empresa se beneficiar de fatores de redução de custos, através daadequação da embalagem quanto à tarifas de frete, seguro, dimensionamento apropriado para o manuseio, movimentação e transporte. Este por sua vez tende a ver os produtos com bom design de embalagem como mais fáceis de comercializar o que acaba facilitando a entrada do produto no mercado.
Um dos maiores especialistas em design de embalagem do Brasil, Fábio Mestriner, presidente da ABRE – AssociaçãoBrasileira de Embalagens, afirma que não é preciso dizer o quanto a embalagem é importante para as empresas que atuam no segmento de consumo. As embalagens são um grande diferencial competitivo, afinal, as grandes empresas podem usar a embalagem na comunicação e na mídia para apoiar seus produtos na competição de mercado.

INTRODUÇÃO
O artigo em estudo trata do assunto: “A EMBALAGEM COMODIFERENCIAL COMPETITIVO NAS ORGANIZAÇÕES”, focando um breve histórico da embalagem, a sua importância e relevância em relação ao produto, o como a embalagem agrega valor ao produto e o seu desenvolvimento e reconhecimento ao longo dos anos.

BREVE HISTÓRIA DA EMBALAGEM
O uso das primeiras embalagens datam da origem do homem sobre a terra foram utilizadas a princípio no armazenamento de água ecomida. Conchas, chifres e crânios de animais foram debelados até que o homem denominasse a arte da fabricação cestos vegetais, e posteriormente, a fabricação de vasos de argila, queimados ou não.
Ao redor de 1950, a impressão sobre papel ganha impulso com a invenção da prensa por Johann Gutemberg.
Até a década de 70 as empresas usuárias de embalagens mal utilizavam-na como apoio mercadológico,apenas se limitando a satisfazer os anseios básicos de seus consumidores no tocante à segurança e qualidade dos produtos comercializados. Hoje, sabemos que no Brasil 85% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda e por conseqüência, quanto mais apelo tiver a embalagem, mais chances de o produto ser adquirido.

A EMBALAGEM E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PRODUTO
A embalagem está assumindovalores e funções diferenciadas a cada dia. Inicialmente, ela foi criada para proteger e transportar produtos, mas está se tornando cada vez mais importante, incorporando comunicações, aumentando tempo de vida do produto, proporcionando conveniência e conforto para nossas vidas. E ainda não para por aí. O sistema de embalagens e materiais pode ser decisivo para a competitividade de seu produto e/ouempresa.
Você pode estar vendendo menos do que o esperado ou com margens muito baixas.
Alguma coisa poderia ser feita para melhorar isto através de embalagens?
A quantidade e a variedade dos avanços nos últimos 100 anos é muito numerosa para ser mencionada neste texto. Porém, todos eles fizeram com que a embalagem alcançasse um lugar de destaque no mercado de hoje.
“As embalagens apresentamuma ampla variedade de formas, modelos e materiais, e fazem parte de nossa vida diária de diversas maneiras, algumas reconhecidas coincidentemente, outras de influência bem sutil, todas, porém, proporcionando benefícios que justificam a sua existência. O produto e a embalagem estão se tornando tão interrelacionados que já não podemos considerar um sem o outro. O produto não pode ser planejadoseparado da embalagem, que por sua vez, não deve ser definida apenas com base de engenharia, marketing, comunicação, legislação e economia. Além de evitar falhas elementares, o planejamento permite à empresa se beneficiar de fatores de redução de custos, através da adequação da embalagem quanto à tarifas de frete, seguro, dimensionamento apropriado para o manuseio, movimentação e transporte”....
tracking img