Projeto didatico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bernard Lahire
Bernard Lahire (nascido em Lyon em 1963) é um sociólogo francês, professor de sociologia na Escola normal superior de Lyon e diretor do Grupo de Pesquisa sobre a Socialização (CNRS).



Na linhagem de Pierre Bourdieu, ele defende uma concepção exigente da sociologia. Seus trabalhos foram voltados para a produção da reprovação escolar no ensino fundamental, as formas popularesde apropriação da escrita, o sucesso escolar em ambientes populares, as diferentes maneiras de estudar no espaço de ensino superior, a história do problema social denominado “iletrismo”, as práticas culturais dos franceses e as condições de vida e de criação dos escritores.

Ele desenvolveu uma teoria de ação ao mesmo tempo disposicionalista e contextualista, uma reflexão contribuindo aespecificar e a graduar a teoria dos campos (a partir do conceito de “jogo social”) e uma reflexão epistemológica sobre as ciências sociais e suas funções sociais. Ele também formulou proposições de ensino das ciências do mundo social desde o ensino fundamental.

Por fim, Lahire mostra-se crítico frente à teoria de habitus de Bourdieu. De fato, ele defende, em oposição ao princípio de evitamentoinerente à teoria de habitus, que o individuo é obrigado a viver múltiplas experiências de socialização, o que lhe proporciona uma “paleta” de esquemas de ação que ele pode mobilizar em função da situação enfrentada. Conforme Lahire, a teoria de Bourdieu não insiste o suficiente nas múltiplas experiências de socialização, portanto paletas de ação que um individuo pode utilizar quando confrontado comdiferentes situações.


Ele foi professor de sociologia na Université Lumière Lyon 2 e membro do Institut Universitaire de France até o ano 2000. Dirige a coleção “Laboratório das ciências sociais” das Editions La Découverte desde 2002, é membro dos comitês de redação dos Cahiers internationaux de sociologie da revista Education et Sociétés e da Revista Universitara de Sociologie (Universidade deCraiova, Romênia), dos comitês científicos das revistas Education et didactique, Sciences Sociales et Sport e Tracés, assim como dos conselhos editoriais internacionais das revistas Educação & Sociedade (Campinas, Brasil), Propuesta Educativa (Buenos Aires, Argentina), Archivos de Ciências de la Educacion (La Plata, Argentina) e Journal of Cultural Economy (Centre for Research on Socio-culturalChange Funded by the UK’s Economic and Research Council, Routledge). Ele foi membro de diversos conselhos científicos (no Departamento de Economia e Sociologia Rurais do INRIA, de 1996 a 2002, do Groupe Permanent de Lutte contre l'Illettrisme / Ministério do emprego e da solidariedade, de 1996 a 1999, sendo seu Presidente em 1998-1999, na ACI « Cognitique » / Ministério da Pesquisa, em 2000-2001, noObservatoire Nationale de la Vie Étudiante, de 1993 a 2004). Foi ainda membro nomeado da 19ª seção (Sociologia, demografia) do Conselho nacional das universidades entre 1999 e 2002. Ele foi, entre 2004 e 2008, membro do conselho científico do INRP (Institut National de Recherche Pédagogique) e desde 2004 é membro do conselho científico da École Nationale Supérieure des Sciences de l'Information etdes Bibliothèques.

Bernard Lahire foi professor visitante (pesquisador associado) na Universidade de Berkeley na Califórnia (Institute for the Study of Social Change) em fevereiro-março de 1997, professor convidado na Universidade de Lausanne (Suíça) em 1997-1998, professor convidado da « Cátedra Jacques Leclercq » na Universidade de Louvain-la neuve (Bélgica) en março de 2000, professor naUniversidade de Genebra (Suíça) em 2002-2003, professor convidado na Universidade Nacional de Plata (Argentina) em junho de 2008 e professor convidado no IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/Universidade Candido Mendes) e na Universidade de Juiz de Fora (Brasil) em agosto-setembro de 2008. Ele foi ainda convidado a proferir conferências em numerosas universidades e...
tracking img