Tia ciata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Influência do Escravo Negro na cultura Brasileira”

1.0 – INTRODUÇÃO
Na História do Brasil, se fizermos uma análise sincera, vamos poder observar o valor da etnia negra na formação da cultura do nosso povo. Foram muitas influências geradas pelos negros Africanos em sua chegada ao Brasil (anexo A), não só na cultura, mas em vários aspectos. Hoje vamos nos deter apenas em falar dainfluência do escravo negro na cultura brasileira.
Muitos nomes poderiam ser lembrados, foram negros cheios de potencial e que contribuíram na formação de nossa cultura, mas queremos falar de uma mulher negra, guerreira, que muito empenhou seus esforços para a formação de uma das nossas mais ricas formas de manifestação cultural, que é a música brasileira, especialmente o samba carioca. Estamosnos referindo a Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata, Siata, Assiata ou Tia Ciata de oxum (anexo B).
Tia Ciata nasceu livre em Salvador no dia 23 de abril de 1854 e porque era dia de Santo Hilário, recebeu o nome em homenagem ao santo. Lá, ainda em Salvador tomou contato com a cultura ancestral de sua raça e bem cedo, ainda menina foi feita no santo.
Aos 22 anos, em 1876veio morar no Rio de Janeiro residiu inicialmente na Rua General Câmara, mudou-se para a Rua da Alfândega (anexo C) e depois para Rua Visconde de Itaúna (próxima à Praça Onze), na época local conhecido como Pequena África, por conta da forte presença de negros Africanos no local.
Nosso trabalho retrata um pouco da vida desta grande mulher e de sua influência em nossa cultura.


2.0 –Desenvolvimento

Em uma época que o samba era proibido, em seu manifesto e influencia cultural surgi um grupo de mulheres negras conhecidas como: As tias do samba. Essas figuras foram fundamentais para que o samba conquistasse o que é hoje. Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, como era chamada tem seu nome ligado a todos os relatos que falam do surgimento do samba carioca, cuja lembrançapermaneceu sempre com muito carinho no coração dos negros antigos da cidade do Rio de Janeiro.
Ciata logo se destacou entre as baianas introdutoras do Samba no Rio de Janeiro, ela foi a fundadora da ala das baianas. Enquanto tirava seu sustento da cozinha típica baiana, vendendo quitutes em seu tabuleiro, dali passou a promover sessões de samba em sua casa. Cada vez mais popular Tia Ciatarecebia em sua casa um grande número de políticos, boêmios, músicos e batuqueiros para saborear pratos típicos, principalmente a moqueca. Seguindo uma natural inclinação ao samba, fundou (juntamente com tia Bebiana, mestre Germano e outros) o primeiro Rancho de Samba do Brasil. O grupo Rosa Branca, que percorria as ruas do Velho Rio com suas alegres pastoras (isso no fim do século XIX e princípio doséculo XX). O Rosa Branca contava com a presença da tia Bambina, Hilário (Lalau de Ouro), João da Mata, Minan, Didi da Gracinda, João Câncio, Carminha, João da Baiana, Sinhô, Donga, Heitor dos Prazeres, Pixinguinha e outros (anexoD).
Mas não era fácil ser sambista naquela época, pois o samba era proibido e para que houvesse as festas, era necessário pedir uma licença na chefatura de polícia.
Apolícia vigiava as reuniões dos negros (tanto o samba como o candomblé). Porém, tia Ciata tinha o aval da polícia através do marido funcionário público de alto coturno. Foi lá em sua casa que muitas personalidades do samba começaram nas tradições musicais baianas. Passista de pés leves, Tia Ciata dançava nas festas. Além de vender seus quitutes, começou a aumentar sua renda familiar alugando roupas debaianas a teatros e também para o Carnaval. Depois que tia Ciata entrou no comércio de roupas, tornou-se folclórico assistir a um pagode na casa das baianas.
Com o tempo, os ranchos (agremiações carnavalescas típicas da cidade do Rio de Janeiro) ganharam as praças da Zona Sul do Rio de Janeiro, principalmente Botafogo, Gávea, Laranjeiras e Catete (anexo E). O Rancho Rosa Branca...
tracking img