Informatizando a nossa locadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4 CENÁRIO PROPOSTO 8
5 CONCLUSÃO 10
6 REFERÊNCIAS 11
7 APÊNDICES 12






1 INTRODUÇÃO
O Cliente “Nossa Locadora de Livros”, no qual o Sr. João Carlos, contratou a empresa “Alunos da Unopar” para informatizar suas rotinas empresariais, envolvendo: Locação, Estoque, Classificação, Compras e Controle Financeiro.2 OBJETIVOS
Tornar todas as operações da empresa, que atualmente são feitas de modo não produtivo (Em programas separados) para um modelo ágil e de fácil administração, melhorando assim o atendimento ao cliente e a organização.


3 DESENVOLVIMENTO
Demonstraremos a seguir alguns processos de desenvolvimento de software.
3.1 O Processo de Inspeção de Software:
A Inspeção de Software é umtipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitos rigoroso e bem definido. FAGAN (1976) desenvolveu o processo tradicional de inspeção de software, uma forma detalhada de se realizar uma revisão. Neste processo, existem seis atividades principais:
a) Planejamento Um usuário, desempenhando o papel de moderador dainspeção, define o contexto da inspeção (descrição da inspeção, técnica a ser utilizada na detecção de defeitos, documento a ser inspecionado, autor do documento, entre outros), seleciona os inspetores e distribui o material a ser inspecionado.
b) Apresentação Os autores dos artefatos a serem inspecionados apresentam as características destes. Esta fase pode ser omitida se os inspetores possuemconhecimento sobre o projeto e os artefatos que devem ser inspecionados.
c) Preparação Os inspetores estudam os artefatos individualmente, e eventualmente fazem anotações sobre estes produzindo uma lista de discrepâncias. O fornecimento de técnicas de leitura pode facilitar a execução desta tarefa.

d) Reunião Uma reunião em equipe ocorre, envolvendo o moderador, os inspetores e os autores do documento.Discrepâncias são discutidas, e classificadas como defeito ou falso positivos. A decisão final sobre a classificação de uma discrepância sendo discutida é do moderador. A solução dos defeitos não é discutida durante a reunião, que não deve exceder duas horas, uma vez que após este tempo a concentração e a capacidade de análise dos inspetores costuma reduzir drasticamente. No caso em que uma reuniãoprecisar de mais de duas horas, é sugerido que o trabalho de inspeção continue no próximo dia.
e) Retrabalho O autor corrige os defeitos encontrados pelos inspetores e confirmados pelo moderador.
f) Continuação O material corrigido pelos autores é repassado para o moderador, que faz uma análise da inspeção como um todo e re-avalia a qualidade do artefato inspecionado. Ele tem a liberdade dedecidir se uma nova inspeção deve ocorrer ou não.
3.2 Verificação e Validação:
Verificação: Envolve checar se o software cumpre com suas especificações;

Validação: É um processo mais genérico. É necessário assegurar que o software atende às expectativas do cliente. Mostra que o software faz o que o cliente espera que faça, exatamente como foi especificado.





3.3 Testabilidade deSoftware: A Testabilidade examina as diferentes probabilidades e características comportamentais que levam o código a falhar se alguma coisa estiver errada. Um programa tem alta testabilidade se ele tende a expor suas falhas durante os testes com entradas que geram defeitos. Um programa tem baixa testabilidade se ele tende a ocultar as falhas detectadas durante os testes, produzindo saídas corretaspara entradas que geram defeitos.
3.4 SGDB (Banco de Dados) RECOMENDADO:
Baseado nas informações relatadas até aqui, faz-se necessário uma recomendação ao proprietário da Nossa Locadora de Livros, sobre qual SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) seria mais adequado implementar na solução de informatização. Após análises complementares foi sugerido ao proprietário a implementação do...
tracking img