Projeto dia do indio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo do projeto: A Historia do Índio.

Público-alvo: Pré-II.

Instituição de Prática de Estágio: Centro Municipal de Educação Infantil Professora Mirian Trajono Lopes.

Município/Estado: Ji-paraná/ Rondonia.

Responsável Legal pela Instituição de Prática de Estágio (Diretor ou Presidente): Maria Aparecida Gomes da Silva.


Período de Prática: 2012/1

Caracterização da Realidade: Oestágio curricular I será realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Miriam Trajono Lopes, localizada no estado de Rondônia, no município de Ji-paraná, Rua Rio Solimões número 989. A instituição teve sua implantação pelo decreto n°38/GAB/PMPJ/99 sendo denominada Centro Municipal de Educação Infantil Professora Mirian Trajono Lopes, e entrou em funcionamento no ano de 1999.OCentro Municipal de Educação Infantil Professora Mirian Trajono Lopes, recebeu esse nome em homenagem a uma professora que era pioneira em elevar a educação da instituição, com seu falecimento a escola por qual ela lutou tanto lhe homenagiaram dando seu nome a escola.O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Mirian Trajono Lopes atende uma clientela de alunos provenientes de classe pobre,média e baixa.
A escola oferece 2° segmento da educação infantil, Pré-escolar I e Pré-escolar II, atendendo crianças de 04 e 05 anos nos períodos matutino e vespertino, com turnos de 04 horas cada. A instituição trabalha 200 (duzentos) dias letivos, 800 (oitocentos) horas anuais como consta nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN). A escola conta com 270 (duzentos e setenta) alunos.
Paraatender a esses alunos a instituição conta com uma equipe formada por uma diretora, uma vice-diretora, uma supervisora, uma orientadora, uma secretaria, quatro vigias, duas merendeiras, uma monitora de patio e treze professores todos tem pós-graduação, cursam gestar I, Pró-letramento e outros cursos na área.
A escola tem uma boa apresentação, pintura recente, a estrutura física da escola éconstituída por cinco salas de aula, um banheiro feminino e um masculino, os mesmos com sanitários apropriados para crianças, um banheiro para funcionários, pátio coberto, cozinha, deposito para merenda, refeitório, sala dos professores. A coordenação do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Miriam Trajono Lopes, trabalha com muito esforço para atender comunidade escolar.
Nos dias 09(Nove), 10 (Dez), 11 (Onze), 12 (Doze) e 13 (Treze) de Abril do ano corrente, foi realizada a observação, com 20 horas de duração no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Mirian Trajono Lopes, no município de Ji-paraná, em uma turma de Pré-II, 5 anos, a mesma tem 26 (Vinte e seis) alunos, sob orientação da professora Eliene Gonçalves Lemos.
Durante a permanência na escola,observou-se inicialmente chegada dos alunos que começa a partir das 13h: 15min, os mesmos ficam nos bancos sentados a espera da liberação do portão que se dá as 13h30min. Assim que toca o sinal os alunos entram na sala, sentam-se em suas carteiras previamente organizadas pela professora. A sala é grande, espaçosa, agradável, com enfeites no teto, cortinas nas janelas, nas paredes um grande numerode materiais úteis as aulas: cartazes com alfabeto, numerais e textos, há também um quadro de Vidro e um arquivo em um dos cantos.
A professora inicia a aula me apresentando aos alunos que olham curiosos para mim, logo após minha apresentação a professora começou a aula contando quantos eram na sala de aula e os alunos ajudam a professora a colocar o resultado no mural que fica dentro da sala.Quando termina a contagem a professora se direciona ao quadro onde ela explica que eles naquele dia irião aprender sobre a letra D, é feita a proposta de que cada um deles falarem uma palavra com a letra D.Depois a professora passa uma atividade que eles tem que pintar desenhos que começão com a letra D e escrever o nome dos mesmo.
Na hora do recreio as crianças saem da sala em fila e se...
tracking img