Programa de coleta seletiva porta a porta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE COLETA SELETIVA PORTA A PORTA COM A INCLUSÃO CATADORES


















BOM DESPACHO
2012
1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o desenvolvimento sustentável tornou-se um assunto prioritário e de repercussão mundial. Atualmente, o aumento da produção do lixo doméstico e urbano, tem sido um dos fenômenos inevitáveis e de grandepreocupação para os governantes e a sociedade em geral.
O lixo, também chamado de rejeito, passa por um processo de exclusão: ele é “posto fora de casa” e deve cumprir ritos de passagem, respeitando regras próprias, não podendo ser deixado em lugar impróprio.
Hoje, um dos grandes desafios dos governantes é gerenciar os resíduos, decorrente do crescimento das cidades exigindo melhorinfraestrutura nos serviços de coleta.
Em meio ao crescimento descontrolável da população, há um ser que passa no anonimato, despercebido pela sociedade e que trabalha para essa mesma sociedade que o ignora, é o “catador de lixo” que, silenciosamente, limpa a cidade não tendo sua tarefa reconhecida no mercado formal. Só buscam tal alternativa porque não conseguem se incluir nos padrões estabelecidos pelosistema econômico para manter o sustento de suas famílias;mas são estes, que muito têm contribuindo com a sustentabilidade do país.
Os problemas relacionados à disposição inadequada dos resíduos no meio ambiente e as questões sociais envolvidas, têm levado o poder público das cidades a implantarem programas de coleta seletiva e reciclagem do lixo visando à sustentabilidade.
A gestão sustentávelpropõe reduzir o uso de matérias-primas e energia, contribuindo assim para a reutilização de produtos e para gerar inclusão social. Ribeiro e Lima (2000) enfatizam ainda que a reciclagem do lixo domiciliar realizada pela coleta seletiva é promissora para a preservação ambiental e sustentabilidade do país.
A implementação do gerenciamento dos resíduos sólidos, incluindo programas de coletaseletiva é fundamental para o problema ambiental da atualidade.
No entanto, a carência de informações sobre gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil dificulta o estabelecimento de políticas nacionais e de planejamento adequados sobre o assunto. Os dados sobre gerenciamento, além de restrito é indefinido quanto à competência institucional pela gestão das informações existentes; escassez e faltade confiabilidade nos dados; falta de órgãos ligados ao assunto; desarticulação entre as bases existentes; a falta de uma cobertura global sobre os diversos aspectos da questão e a precariedade na fonte de dados para a obtenção de indicadores utilizados no planejamento, tornando o atendimento precário às demandas.
O presente trabalho avalia o processo de implantação do programa de coletaseletiva de resíduos sólidos domiciliares com inclusão de catadores, através de levantamento e sistematização de informações, necessários para a avaliação do processo e obtenção de indicadores que poderão ser utilizados nas atividades de planejamento.



















2 JUSTIFICATIVA

No Brasil, a ideia de reutilizar, recuperar e transformar, ou reciclar, iniciou na década de80, tendo grande impulso a partir do encontro na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, denominado ECO 92. A partir daí, não só no Brasil, mas pelo mundo afora, a importância na preservação ambiental foi tratada, ou é tratada, como a sobrevivência do Planeta Terra.
Os catadores; pessoas que sobrevivem do reaproveitamento e possuem uma capacidade de organização e, sobretudo, contribuem para asustentabilidade, merecem terem reafirmados seus direitos de cidadãos e garantia de uma melhor qualidade de vida.
Kuhnen (1995) afirma que é de fundamental importância que a avaliação de programas considerando suas especificidades para contribuir com eficácia e estímulo na implantação de futuros sistemas.
Este trabalho busca estimular o programa de coleta seletiva de resíduos porta a porta com a...
tracking img