Moluscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO DE DEUTEROSTOMADOS PARA AP 1




Cite as características gerais dos equinodermos.
R: Simetria radial nos adultos e bilateral nas larvas; triploblásticos, maioria dos órgãos ciliados e corpo sem segmentação. A superfície do corpo possui 5 áreas radialmente simétricas de onde saem os pés ambulacrários. Possuem um endoesqueleto mesodérmico rígido, formado por placas calcáriase frequentemente com espinhos. Não possuem cabeça, celoma enterocélico grande. Esse celoma é subdividido em um sistema aqüífero vascular e em um sistema hemal. A respiração se dá por brânquias dérmicas ou por pápulas. Sistema nervoso difuso e composto tipicamente por 3 anéis em torno da região bucal.


Os equinodermos estão situados próximos ao filo Chordata na escala zoológica. Descreva ascaracterísticas encontradas nos equinodermos, responsáveis pela inclusão do táxon nesta posição. (AP)


R: Todos os atuais equinodermos são deuterostomados, possuem clivagem espiral e indeterminada. A boca surge distante do blastóporo e o celoma é formado a partir de bolsas brotadas do arquêntero. As larvas de equinodermos possuem simetria bilateral. O que sugere que os equinodermos ancestraistambém tinham simetria bilateral. A mudança do plano de simetria para radial se deve ao seu atual modo de vida sedentário ou séssil. O filo Chordata é o único que apresenta todos esses aspectos embriológicos. Um outro fato que contribui para essa proximidade na escala zoológica é o de que os cordados e os equinodermos possuírem um esqueleto interno bem desenvolvido.


Os representantes dofilo Echinodermata são agrupados em cinco importantes classes: Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea, Holothuroidea e Crinoideda. Descreva ou esquematize a morfoanatomia externa de cada uma dessas classes, citando seus representantes. (AP)


Asteroidea ( Subclasse representada pelas estrelas do mar. O corpo das estrelas consiste em um disco central e 5 braços. Na ponta de cada braço há umtentáculo pequeno, e táctil e uma macha ocelar sensível a luz. Na parte superior do corpo existem muitos espinhos calcários. Esses espinhos são componentes do esqueleto da estrela. O ânus consiste em uma pequena abertura na parte superior do disco central. Nas suas proximidades está o madreporito arredondado. A boca está localizada no centro da parte inferior do disco central.


Ophiuroidea ( osofiúros ou serpentes do mar são os representantes dessa subclasse. Eles possuem um pequeno disco arredondado, com 5 braços diferentes. Esses braços são compostos por vários segmentos semelhantes. A boca fica no centro da superfície oral (inferior) e é circundada por 5 grupos de placas móveis que funcionam como mandíbulas. O madreporito está localizado na superfície oral. Não possuem ânus.Echinoidea ( os ouriços do mar e as bolachas da paria são os representantes dessa subclasse. Possuem o corpo arredondado, não possuem braços, possuem espinhos delgados e móveis. Os ouriços são de forma hemisférica. Possuem uma carapaça com 10 séries duplas de placas. Nessas placas há uma série de tubérculos baixos e arredondados onde os espinhos se articulam. Possuem 5 ambulacros, que correspondem aosbraços de uma estrela do mar. Esses ambulacros são perfurados por uma série dupla de pés ambulacrários.


Holothuroidea ( as holotúrias têm o corpo delgado e alongado. A boca é circundada por 10 a 30 tentáculos. Algumas holotúrias apresentam 2 zonas longitudinais de pés ambulacrários na região dorsal, de função táctil e respiratória. A parede do corpo é coriácea e possui somente ossículoscalcários microscópicos. Algumas holotúrias apresentam 2 zonas longitudinais de pés ambulacrários na região dorsal, de função táctil e respiratória


Crinoideda ( os crinóides são semelhantes a flores. Se corpo tem forma de taça, composto por placas calcárias. Presos ao corpo estão 5 braços flexíveis que se bifurcam formando 10 ou mais extremidades estreitas. Alguns possuem um pedúnculo...
tracking img