Projeto de unidades armazenadoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABPc4AB/projeto-unidades-armazenadoras
09/04/2012
PROF. D.S. IVANO ALESSANDRO DEVILLA ANÁPOLIS, ABRIL DE 2004
Projeto de Unidades Armazenadoras – Prof. Ivano Devilla PROJETOS DE UNIDADES ARMAZENADORAS
1. Introdução
Em países como França, Argentina e Estados Unidos, a capacidade estática de armazenagem nas fazendas varia de 30 a 60% das suas safras. NoBrasil, estima-se que esta capacidade corresponda a 3,5% da produção total de grãos. Contribuem para este baixo índice o fator econômico, a pouca difusão da tecnologia gerada e/ou adaptada e a falta de planejamento da estrutura armazenadora.
Nos países citados, a seqüência do sistema de armazenagem tem origem na fazenda e evolui para os sistemas coletores, intermediários e terminais. No Brasil,ocorre o contrário, considerando que a estrutura de armazenagem evolui dos sistemas coletores para os intermediários e terminais, geralmente representados pelas cooperativas, resultando em uma atividade tipicamente urbana.
O armazenamento na fazenda constitui prática de suma importância tanto para complemento da estrutura armazenadora urbana quanto para minimizar perdas quanti-qualitativas a queestão sujeitos os produtos colhidos. Sabe-se que, no Brasil, dependendo da região, as perdas podem atingir 30% ou mais e são ocasionadas pelo ataque de pragas, devido à inadequação de instalações e à falta de conhecimento técnicos adequados.
As primeiras referências oficiais sobre armazenagem nas fazendas datam de 1900, o que evidencia a preocupação brasileira com o problema, que persiste até omomento. Mesmo com a instituição do Programa Nacional de Armazenagem (PRONAZEM), em 1975, disponibilizando linhas de crédito com a finalidade de ampliação da capacidade armazenadora brasileira, nos diversos níveis, o armazenamento na fazenda não teve aumento significativo.
No Brasil, as propriedades agrícolas apresentam inúmeras diferenças entre si, no desenvolvimento tecnológico, na área, naprodutividade, na produção e diversidade de produtos e na quantidade ou fração dessa produção que é retida na fazenda. Estas variáveis mostram a necessidade de estudos preliminares para se definir o tipo de unidade armazenadora adequada às diferentes características apresentadas.
Uma unidade armazenadora tecnicamente projetada e convenientemente localizada constitui uma das soluções para tornar osistema produtivo mais econômico. Além de propiciar a comercialização da produção em períodos adequados à maximização de preços, evitando as pressões naturais do mercado na época de colheita, a retenção de produtos na propriedade, quando bem conduzida apresenta diversas vantagens, tais como: - Minimização das perdas quantitativas e qualitativas que ocorrem no campo;
- Economia em transporte, umavez que o frete tem preço majorado no pico da safra;
- Custo de transporte reduzido pela eliminação de impurezas e do excesso de umidade;
- Maior rendimento na colheita, por evitar a espera dos caminhões nas filas das unidades coletoras ou intermediárias; e - Possibilidade de obtenção de financiamento através de linhas de crédito próprias para a précomercialização (EGF e AGF).
Projeto deUnidades Armazenadoras – Prof. Ivano Devilla
2. Unidades para Armazenagem de grãos
A armazenagem de grãos pode ser feita em unidades para armazenagem a granel ou em sacaria. Abaixo serão discutidas os dois tipos de armazenagem.
2.1. Unidades para Armazenagem a Granel
2.1.1. Silos
São células individualizadas, construídas de chapas metálicas, de concreto ou de alvenaria.
Geralmente possuemforma cilíndrica, podendo ou não ser equipadas com sistema de aeração. Estas células apresentam condições necessárias à preservação da qualidade do produto, durante longos períodos de armazenagem. Quando os silos são agrupados em uma unidade de recebimento e processamento, são denominados de “bateria”. A disposição física de uma “bateria” deve permitir a ampliação da capacidade estática, com...
tracking img