Luto, a dor da perda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO..........................................................................................4

2- “O LUTO” DO ABORTO..........................................................................6

3- “O LUTO” DA MORTE.............................................................................7

4- “O LUTO” DASEPARAÇÃO...................................................................8

5- “O LUTO” DO DESEMPREGO................................................................9

6- FAZES DO LUTO COM DEUSA SAMÚ E O FILME “ANTES DE PARTIR”.................................................................................................10

7- CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................11

8-REFERÊNCIAS......................................................................................12

4

1.INTRODUÇÃO

Em algum momento da sua vida você já vivenciou uma experiência de separação, luto ou reconstrução.

Todos nós, no percurso dasnossas vidas, perdemos algo ou alguém, de que ou de quem gostamos muito. A vida é feita de afetos, de relacionamentos e de amores que, por vezes se iniciam despercebidamente, mas que, o tempo ou a intensidade determinam a força e solidez do elo que nos liga ao outro. Mas nem sempre manter esse amor é possível. Nem sempre manter esse relacionamento depende de nós. Às vezes as pessoas afastam-se,separam-se ou algum dos dois morre, deixando assim um espaço vazio, que nem sempre se está preparado para aceitar. Depois do afastamento dá-se o processo de luto, acompanhado de sensações de tristeza manifestadas através de choro ou apatia, apertos no peito, perca de apetite, ansiedade, cansaço e dificuldades em manter a qualidade do sono.

Ao longo de nossas vidas estabelecemosvários vínculos, começando pela mãe, pai, irmãos, parentes, amigos, escola, trabalho, etc. Na adolescência e na idade adulta o desejo de “ficar”, namorar, casar, ter filhos começa a aflorar. Enfim, buscamos uma parceria para a concretização de nossos sonhos. Sonhamos com o futuro, com a realização de projetos pessoais, afetivos, profissionais, familiares e outros tantos não descritos aqui. Buscamosem nosso “par” aquilo que queremos para cada um de nós. Temos a necessidade de nos associar, de pertencer a uma família, de formar a própria família ou apenas de ter alguém com quem possamos compartilhar nosso dia-a-dia, os melhores momentos de nossas vidas e também do apoio nos momentos difíceis.

A dificuldade de encarar o fim como parte da existência é o que faz do luto umaexperiência tão assustadora.

O luto passa por cinco fases distintas:

A negação: O individuo que perde o “objeto” do seu amor tem muita dificuldade em aceitar tal fato e se sente levado a negar o mesmo, de forma inconscientemente infantil, retrocedendo no seu eu, ainda que momentaneamente, a um estado de necessidade de afastamento e de proteção do que está a acontecer. Nesta primeira fase emque a pessoa chega a afirmar não ser verdade o óbvio, dá-se muitas vezes o isolamento.

A raiva ou fúria: Acompanhada por sentimentos de injustiça. O indivíduo nesta fase, embora já não negue os fatos, começa a questionar o que se passa, tentando encontrar incongruências, falhas de lógica e a racionalizar os acontecimentos. Por exemplo: se eu gostava tanto daquela pessoa porque é que ela acaboucomigo? Não faz sentido. Um outro exemplo diz respeito a situações de morte, sobretudo inesperadas: era tão novo não “merecia” morrer.
5

Negociação: Por norma incluem Deus ou uma entidade superior.
Exemplo: Se fizeres com que ele volte para mim eu prometo que vou...
tracking img