Middleware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Middleware Java RMI

RESUMO
Middleware é uma camada entre o sistema operacional e as aplicações distribuídas que tem objetivo de processar os diferentes tipos de comunicação distribuída.
Outra definição seria que middleware é um conjunto de serviços encarregado de oferecer recursos para a comunicação e distribuição entre aplicações de softwares e o sistema operacional. Existem vários tipos demiddleware, assim iremos tratar do middleware Java RMI.
A tecnologia RMI (Invocação de Métodos Remotos), eleva a programação para redes permitindo que aplicações chamem métodos de determinado objeto encontrado remotamente, compartilhando recurso e processando a carga em outros computadores.

ABSTRACT
Middleware is a layer between the operating system and distributed applications that havegoals for processing different types of distributed communication.
Another definition is that middleware is a set of services charged with providing resources for communication and distribution of software applications and operating system. There are several types of middleware, so we will deal with the Java RMI middleware.
The technology RMI (Remote Method Invocation), raises the networkingenabling applications call methods of a particular found object remotely, resource sharing and processing load on other computers.

PALAVRA CHAVE: Middleware, Java RMI, Aplicações Distribuídas, Sistemas Distribuídos

1 INTRODUÇÃO

A colaboração via Internet pode ser encarada como uma forma de compartilhar não só informações entre indivíduos, mas também compartilhar o ambiente no qual se trabalha,a forma como se trabalha o processo no qual se desenvolve o trabalho e até mesmo a própria estação de trabalho. A distribuição de um programa entre diversas máquinas, todos trabalhando de forma conjunta com um único fim, é objeto de estudo deste trabalho através de estruturas cliente-servidor ou peer-to-peer (p2p), invocações remotas que permite um objeto invocar um método de outro objeto queexiste em outro espaço de endereçamento, principalmente, abstraindo a ideia de agentes móveis, permitindo dessa forma, ambientes ainda mais colaborativos, seguindo a tendência de maior trabalho em grupo com portabilidade das aplicações. Assim, apresenta-se a proposta de uma infraestrutura – ou meio – para o compartilhamento de recursos entre colaboradores, apoiando o desenvolvimento de aplicações eexpandindo as possibilidades existentes atualmente. Recursos são aqui entendidos como aplicações inteiras sendo compartilhadas sem a necessidade de parar o ambiente, instalar e reiniciar o sistema. O potencial observado é o de quebrar a ideia de se compartilhar somente dados entre os participantes de um ambiente colaborativo para se pensar em compartilhar todos os recursos disponíveis entre eles,fazendo assim com que se crie uma estrutura colaborativa mais ampla. O desafio é tornar cada vez mais fácil e amigável o desenvolvimento de aplicações colaborativas, sem a necessidade de se limitar ao compartilhamento de dados entre os participantes.

2 MIDDLEWARE

Middleware é uma camada de software que possibilita e facilita a comunicação entre aplicações distribuídas, possui a finalidade dediminuir a complexidade e as diferenças de comunicação dos vários sistemas existentes. Essa diferença entre os sistemas, forçam o uso de um middleware para que haja a comunicação entre a aplicação e o sistema operacional.
Podemos exemplificar a necessidade do middleware quando um sistema operacional atualizado precisa executar aplicações obsoletas.
Todo o processo de comunicação entre asaplicações distribuídas que utilizam algum middleware são feitos de maneira transparente, abaixo se verifica como é feita a comunicação.

Figura 1 – Comunicação através de um middleware
A utilização de um middleware beneficia no uso de determinado sistema, pois, diminui sua complexidade.
Para que um serviço seja considerado um middleware, ele deve atender a uma determinada aplicação de um domínio,...
tracking img