Pin - mba fgv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Sumario executivo

O agronegócio brasileiro passou por modificações drásticas nos últimos anos. Foi-se o tempo dos recursos ilimitados e incentivos governamentais a fundo perdido para o desenvolvimento de novas fronteiras agrícolas. Os recursos existem, mas escassos e com custos financeiros, que exigem dos produtores e empreendedores do agronegócio uma postura profissional nodesenvolvimento de novos projetos, sejam de custeio ou investimento.
O projeto surgiu de uma realidade muito comum na região norte de Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos o cultivo da soja, milho e sorgo, têm-se aprimorado aumentando significativamente a produtividade. Esse fato se alia a outros fatores como enfraquecimento da pecuária, que nos últimos anos cedeu milhares de hectares para o cultivo dessesgrãos, gerando o aumentando a demanda pelos serviços de limpeza, secagem e armazenagem de grãos e as empresas que vendem insumos agrícolas, visando diminuir o risco de inadimplência, cada vez mais tem recorrido à troca insumo por produto demandando também os serviços de armazenagens.
Mesmo com programas como PRONAGEM do BANCO DO BRASIL, que viabiliza recursos do FCO (Fundo para o Desenvolvimento doCentro Oeste) para financiamento de armazéns nas propriedades, a demanda continua pois o limite de credito por produtor nem sempre é suficiente para os projetos a o comprometimento das garantias exigidas pelos bancos com projetos de custeio e ou renegociações de empréstimos passados.Outro fator é que há alguns produtores que são arrendatários que não tem interesse de realizar investimentos emterras alheias dependendo então das empresas multinacionais, cooperativas e armazéns particulares.
A soma destes fatores levou nos últimos anos a empresa SAFRAFORTE a um crescimento vertiginoso e na busca de tornar-se a cada dia mais eficiente, busca neste projeto uma alternativa de crescimento e consolidação de sua marca e posicionamento de mercado, pois pode através dele fechar o ciclo decultivo do plantio a colheita gerando valor e aproveitando todas as oportunidades oferecidas por este mercado extremamente competitivo e de margens cada vez menores.

1. Objetivos.

Diagnosticar a viabilidade para implantação de uma unidade de armazenagem e comercialização de cereais em grãos na região norte de Mato Grosso do Sul, mais especificamente em Sonora, sendo parte integrante de um grupoque atua na produção agrícola e comercialização de insumos agrícolas.

2. Oportunidade do Projeto.

Devido à insuficiência da oferta de armazéns na região, e o tamanho do projeto proposto, que menor do que a necessidade da região, garante pleno funcionamento da capacidade instalada, e proporciona aumento relevante na demanda de insumos agrícolas, pois esta unidade viabilizará aos produtores daregião o plantio da safra inverno, que conseqüentemente alavancará as vendas da unidade de revenda de insumos agrícolas do grupo que possui maior mark sheere da região.
Outra oportunidade é buscar o credenciamento da unidade junto a Companhia Nacional de Abastecimento CONAB, para a unidade armazenar cereais frutos de AGF e ou Contrato de Opção que o governo federal disponibiliza aos produtoresrurais, pois hoje os produtores da região precisam trazer sua produção até Coxim e ou São Gabriel do Oeste onde existem armazéns credenciados.

1.3 MISSÃO

Proporcionar aos nossos clientes melhor produtividade, através de um relacionamento respaldado pela credibilidade, profissionalismo e tradição, tendo como resultado a satisfação e consolidação de parcerias lucrativas e duradouras, tornando osucesso do agronegócio uma realidade a alcance de todos.

1.4 VISÃO

Ser uma empresa de referência para nossos clientes, fornecedores e sociedade, buscando constantemente o aperfeiçoamento e expansão dos nossos serviços, gerando soluções viáveis ao agronegócio.

1.5 VANTAGENS COMPETITIVAS

- Devido o projeto pertencer a um grupo já consolidado e vir a ser parte integrante de uma...
tracking img