Gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria das Decisões

Decisão é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deverá seguir. A decisão envolve seis elementos, a saber:
* Tomador de decisão. * Objetivos
* Preferências
* Estratégia
* Situação
* Resultado

Etapas do Processo Decisorial
* Percepção da situação que envolve algum problema
*Análise e definição do problema
* Definição dos objetivos
* Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação
* Escolha (seleção)da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos
* Avaliação e comparação das alternativas
Implementação da alternativa escolhida

Decorrências da Teoria das Decisões

O processo decisorial permite solucionar problemas ou defrontar-se com situações. A subjetividadenas decisões individuais é enorme. Simon dá alguns recados:
* Racionalidade limitada
* Imperfeição nas decisões
* Relatividade das decisões
* Hierarquização das decisões
* Racionalidade administrativa
* Influência organizacional

Homem Administrativo

O processo decisorial típico do homem administrativo é assim exemplificado:
* O tomador de decisões evita a incerteza e segue as regraspadronizadas da organização para tomar suas decisões.
* Ele mantém inalteradas as regras e as define somente quando sob pressão ou crise.
* Quando o ambiente muda subitamente e novas situações afloram ao processo decisório, a organização é lenta no ajustamento. Ela tenta utilizar o seu modelo atual para lidar com as condições modificadas.

Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional é oestudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão dotrabalho e hierarquia. Da mesma forma que uma organização tem expectativas acerca de seus participantes, quanto às suas atividades, talentos e potencial de desenvolvimento, também os participantes têm suas expectativas em relação à organização.
As pessoas ingressam e fazem parte da organização para obter satisfação de suas necessidades pessoais através de sua participação nela. Para obter essassatisfações, as pessoas estão dispostas a fazer investimentos pessoais na organização ou a incorrer em certos custos.
Por outro lado, a organização recruta pessoas na expectativa de que elas trabalhem e desempenhem suas tarefas. Assim, surge uma interação entre pessoas e organização, a que se dá o nome de processo de reciprocidade: a organização espera que as pessoas realizem suas tarefas eoferece-lhes incentivos e recompensas, enquanto as pessoas oferecem suas atividades e trabalho esperando obter certas satisfações pessoais. As pessoas estão dispostas a cooperar desde que suas atividades na organização contribuam diretamente para o alcance de seus próprios objetivos pessoais.

2.2.4. 4ª Fase: Ênfase na Tecnologia
É a fase em que administrar é lidar com tecnologia, a fim de extrairdela a máxima eficiência possível. Com o advento da cibernética, da mecanização, da automação, da computação e, mais recentemente, da robotização, a tecnologia posta a serviço da empresa passou a moldar-lhe a estrutura e a condicionar o seu funcionamento. Muito embora a Administração Científica de Taylor e seus seguidores tenham se preocupado, em sua época, com a tecnologia, suas incursões nessecampo são estritamente limitadas ao nível da tarefa individual de cada operário e fortemente concretas e imediatistas. É notável que uma das mais recentes áreas de estudo da T.A. é o papel da tecnologia na determinação da estrutura e do funcionamento das empresas. Alguns autores concebem a empresa como um sistema sociotécnico, onde interagem dois subsistemas interligados: o subsistema social ou...
tracking img