Sociologia do direito.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia
Uma das grandes dificuldades que enfrenta quem se dedica ao estudo da filosofia, seja de forma introdutória ou detalhada, é encontrar uma definição que seja consensual. Na história da filosofia foram, e ainda atualmente, são apresentas diversas conceituações.
Quais são as razões que contribuem para tal situação:
a) A diversidade e abrangência temática presente nas origens e nahistória da filosofia. O filósofo tratava de todos os temas, inclusive aos relacionados à biologia e a física. A partir do século XVII estas tornam-se ciências.
b) Indefinição do objeto e do método de estudo. A filosofia estuda o quê e como? O que pode ser estudado filosoficamente?
c) As constantes alterações de paradigmas e a diversidade terminológica e conceitual.

Diante deste cenárioé adequado afirmar, dada a infinidades de conceitos possíveis de filosofia que adota-se um deles. Assim sendo pode-se definir, provisoriamente, como a) tentativa de adquirir conhecimentos b) por meio racional e c) sobre assuntos que não podem ser tratados empiricamente. A condição (a) distingue a filosofia de disciplinas criativas, como a literatura ou música. A condição (b) distingue afilosofia do misticismo e algumas variedades de religião. A condição (c) distingue a filosofia das ciências empíricas.
A condição (c) certamente exclui alguns temas que têm sido tradicionalmente consideradas como parte da filosofia, como se o universo é determinista, se ele tem um começo no tempo, se é infinito em sua extensão, e assim por diante. Defende-se que estas questões, embora eles já forampensados ​​pela filosofia, tornaram-se parte da física. No entanto, é uma questão interessante se a condição (c) exclui alguns temas que ainda são amplamente aceitas para fazer parte da filosofia - por exemplo, se existe uma mente não-física, e se as pessoas têm livre arbítrio. Parece que, enquanto a filosofia pode contribuir para estas questões, esclarecendo as questões e os conceitos envolvidos,elas são em última análise empírica e não filosófica.
Porque as questões filosóficas não são passíveis de investigação empírica simples? A resposta é diferente nas diversas áreas da filosofia.
Na estética e ética, a razão parece ser que as questões referem-se aos valores e não aos fatos, e assim são normativas e não empíricas. A investigação empírica pode revelar que crenças éticas foram aceitas emdiferentes períodos de tempo ou culturas, mas, se perguntar não, quais são as crenças éticas que as pessoas têm mantido, mas sim quais são verdadeiras, não parecem estar se levantando uma questão empírica.
Em outras áreas da filosofia as questões podem ser conceituais e não empíricas. Ou seja, algumas questões filosóficas dizem respeito às relações entre as nossas ideias e não sobre os fatosempíricos do mundo. A Epistemologia pergunta sobre a natureza do conhecimento. A resposta para a pergunta vai nos dizer algo sobre o nosso conceito de conhecimento ao invés de algo diretamente sobre o mundo. Outra preocupação epistemológica é saber quando uma crença e justificada ou racional. Em outras áreas, os problemas podem realmente ser empíricos, em algum sentido, mas eles são tão profundosou gerais, que a evidência empírica, embora relevantes, pode ser usado apenas indiretamente, por exemplo, o problema metafísico entre corpo e mente.
Filosofia do direito

Filosofia é a atividade em que nos envolvemos (às vezes inconscientemente) quando começamos a pensar criticamente sobre os conceitos, crenças e procedimentos comumente utilizados. Os conceitos que usamos podem ser comparadoscom os óculos com que vemos o mundo ou o estrutura sobre a qual repousa o edifício do conhecimento que temos dela. Assim, a filosofia pode ser caracterizada metaforicamente como a atividade de reflexão sobre as lentes desses óculos, ou compará-lo com a atividade um engenheiro ao projetar a estrutura de um prédio enorme.
Para que serve pensar sobre os conceitos, crenças e procedimentos que já...
tracking img