Projeto de uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA BONITA ALUGUEIS
Trabalho de integração pratica dos conceitos da disciplina Gestão de Recursos Materiais do curso de Administração da Faculdade Jesus Maria José, sob a orientação do professor Gilberto.

Taguatinga, DF Outubro/2012
Introdução

Muitas pessoas têm interesseem criar sua própria empresa, e a partir do desafio proposto, decidimos criar como projeto de estudos uma empresa de alugueis de vestidos para festas.

Criação da empresa

O primeiro passo para a criação de uma empresa é a definição do tipo de atividade que a empresa deve exercer, levando em conta todos os aspectos de mercado, tais como : localização, consumidores, concorrência efornecedores.Reunidas as informações necessárias,surde a oportunidade e a idéia do negocio a ser montado.Decidimos então criar a Maria Bonita Alugueis de vestidos para festas.

Atualmente, são poucas as pessoas que mantêm trajes de festa em seus armários. As ocasiões para usá-los são restritas, inviabilizando um investimento que normalmente é alto. O preconceito que envolvia o aluguel de trajes já não existemais, favorecendo a demanda pelo aluguel de roupas de festa.O mercado consumidor é caracterizado, em sua maioria, por homens e mulheres de classe média.Recomenda-se estudar tendências e manter-se atualizado quanto às novidades do mercado.
Investimento Inicial

O investimento inicial médio na montagem de uma loja de aluguel de vestidos fica em torno de R$ 70 mil com a estrutura básica comovitrines, manequins e funcionários básicos, em média dois ou três e se possível mulheres, para os clientes se sentirem mais a vontade. Este valor de investimento inicial para montar a loja de aluguel de vestidos é uma média, o ideal é você fazer o planejamento da sua própria loja, que será de acordo com o público alvo que você deseja atender, vestidos escolhidos, estrutura física etc.

A localizaçãoideal para este empreendimento é aquela com boa concentração de pessoas e de fácil acesso. Muitas empresas têm optado pelas lojas de shopping, oferecendo mais conveniência aos clientes. É preciso analisar os imóveis disponíveis no bairro, o número de concorrentes e a qualidade dos serviços oferecidos por eles.

A estrutura básica de uma Loja de Aluguel de Roupas de Festa poderá ser divididaem:
 recepção;
 salão para exposição de roupas;
 provadores;
 oficina para ajustes;
 escritório;
 banheiros;
 copa.

Recomenda-se um espaço agradável para acomodação dos acompanhantes, considerando que uma pessoa dificilmente escolhe um traje sem a opinião de alguém

. Os itens básicos são:
 móveis em geral;
 araras;
 provadores;
 espelhos;
 máquina de costura eacessórios de ajuste;
 prateleiras e estantes;
 telefone e fax;
 calculadora;
 computadores;
 impressora;
 softwares gerenciais;
 móveis em geral;
 artigos diversos de papelaria.

A decoração é resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto arquitetônico.
Mobiliário, pintura, iluminação, revestimentos, tudo é importante para o efeito final que se pretende. Uma boa decoraçãodepende fundamentalmente de um bom detalhamento de todos esses itens, e isso faz com que o local torne-se mais aconchegante.

Fabricação dos vestidos

É preciso ter em mente apenas a meta de seguir a moda e por isso é importante sempre ter espaço e dinheiro em caixa para comprar e fabricar mais vestidos para locação. A média de estoque de uma loja de aluguel de vestidos para casamento é de umestoque de 200 vestidos no mínimo, de diferentes tamanhos e modelos. Para fabricar vestidos de festas devem-se levar em conta os custos de tecidos, linhas e demais matérias tais como máquinas de costura. Deve-se alugar um espaço exclusivo para a fabricação, ficando mais em conta ser no mesmo prédio do salão de vendas.
Os vestidos com pedraria, que são aqueles que possuem detalhes com miçangas e...
tracking img