Bluetooth

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES DE COMPUTADORES

BLUETOOTH


Introdução
O Bluetooth é uma tecnologia sem fio através de ondas de rádio que possibilita comunicação a curta distância entre diversos dispositivos eletrônicos como: PCs, notebooks, PDAs, telefones celulares, impressoras, fones de ouvido e tocadores de MP3.

BLUETOOTH
Bluetooth é um padrão global de comunicação sem fio (usa ondas de rádio) e de baixoconsumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis com a tecnologia . para efectuar esta comunicação, uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que essa comunicação ocorra entre os mais diferentes tipos de aparelhos. A transmissão de dados é feita através de rádio frequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independentemente desuas posições, desde que estejam dentro do limite de proximidade.
TOPOLOGIA
O Bluetooth é simplesmente um chip de rádio comum que opera na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) em uma frequência de 2.5 GHz.
Quando dois dispositivos são conectados, eles formam uma Bluetooth Area, na Bluetooth Área um dispositivo assume o papel de “Mestre” (Master) e o outro de “Escravo” (Slave). O mestrecoordena as instruções e o escravo(s) apenas executa(m) as instruções.
De acordo com o número de escravos que um mestre pode orientar, podem-se distinguir duas topologias:
Piconet – é uma rede usando protocolos de tecnologia Bluetooth para permitir que um dispositivo mestre se interconecte com até sete dispositivos escravos.
Scaternet – como o número de dispositivos interconectados numa Piconet épequeno consideravelmente ao que se pode necessitar em/para algumas actividades, criou-se a técnica Scaternet, esta permite sobrepor várias Piconets obtendo deste modo mais pontos de comunicação. O limite máximo é de dez.

Topologia Bluetooth

FREQUÊNCIA E COMUNICAÇÃO
Pelo facto do Bluetooth ser uma tecnologia criada para funcionar no mundo todo, fez-se necessária a adopção de uma frequênciade rádio aberta, que fosse padrão em qualquer lugar do planeta. A faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical), que opera à frequência de 2,45 GHz, é a que mais se aproxima dessa necessidade e é utilizada em vários países, com variações que vão de 2,4 GHz à 2,5 GHz.
A faixa ISM é aberta, por isso foi necessário garantir que o sinal do Bluetooth não sofresse e não gerasse interferências. O esquemade comunicação FH-CDMA (Frequency Hopping - Code-Division Multiple Access), utilizado pelo Bluetooth, permite tal protecção, já que faz com que a frequência seja dividida em vários canais. O dispositivo que estabelece a conexão vai mudando de um canal para outro de maneira muito rápida. Isso faz com que a largura de banda da frequência seja muito pequena, diminuindo sensivelmente as chances de umainterferência. No Bluetooth, pode-se utilizar até 79 frequências (ou 23, dependendo do país) dentro da faixa ISM, cada uma espaçada da outra por 1 MHz.
Como um dispositivo se comunicando por Bluetooth pode tanto receber quanto transmitir dados (modo full-duplex), a transmissão é alternada entre slots para transmitir e slots para receber, um esquema denominado FH/TDD (FrequencyHopping/Time-Division Duplex). Esses slots são canais divididos em períodos de 625 µs (microsegundos). Cada salto de frequência deve ser ocupado por um slot, logo, em 1 segundo, tem-se 1600 saltos.
No que se refere ao enlace, isto é, à ligação entre o emissor e receptor, o Bluetooth faz uso, basicamente, de dois padrões:
SCO (Synchronous Connection-Oriented)
O padrão SCO estabelece um link sincronizado entre odispositivo mestre e o dispositivo escravo, onde é feita uma reserva de slots para cada um. Assim, o SCO acaba sendo utilizado principalmente em aplicações de envio contínuo de dados, como voz. Por funcionar dessa forma, o SCO não permite a retransmissão de pacotes de dados perdidos. Quando ocorre perda em uma transmissão de áudio, por exemplo, o dispositivo receptor acaba reproduzindo som com...
tracking img