Bluetooth

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Tecnologia Bluetooth e aplicações
Carlos Yassunori Kobayashi (2369461) Computação Móvel – BCC - IME – USP - 2004

1. Introdução
Bluetooth é uma especificação industrial para a comunicação em curta distância de redes sem fio com um baixo custo e alta operabilidade. A tecnologia de Bluetooth foi projetada inicialmente para suportar redes simples de dispositivos e periféricos pessoais comocelulares, PDAs, computadores e mouses. Tudo começou em 1998, quando cinco empresas (a Ericsson, a Nokia, a IBM, a Intel e a Toshiba) formaram um consórcio chamado Bluetooth SIG (Special Interest Group) com o objetivo de expandir e promover o conceito Bluetooth e estabelecer um novo padrão industrial. Atualmente, já fazem parte deste consórcio empresas como 3Com, Compaq, Dell, HP, Lucent, Motorola,NTT DoCoMo, Philips, Samsung, Siemens e Texas. Como o Wi-Fi e outras tecnologias wireless atuais, as preocupações com o Bluetooth incluem a segurança e a interoperabilidade com outros padrões de networking.

2. Características Tecnológicas
Cada "equipamento Bluetooth" trará embutido dentro dele um chip que nada mais é que um micro rádio transceptor ("Bluetooth Radio").

O protocolo opera nafaixa de licença-livre ISM (Industrial, Scientific, and Medical) em 2,45 gigahertz. Alcança velocidades de até 723,1 kbit/s. A fim evitar interferência com outros protocolos que podem estar usando a faixa de 2,45 gigahertz, o protocolo do Bluetooth divide a faixa em 79 canais e muda de canal até 1600 vezes por o segundo. Embora o Bluetooth utilize a mesma banda de 2,45 gigahertz do 802.11b e802.11g, a tecnologia de Bluetooth não é um substituto Wi-Fi apropriado. Comparado ao Wi-Fi, uma rede Bluetooth é muito mais lenta e suporta poucos dispositivos. As redes Bluetooth se caracterizam por formarem uma topologia dinâmica chamada piconet ou PAN (bandeja de) piconets que contem no mínimo dois e no máximo oito dispositivos em rede. Os dispositivos comunicam-se usando protocolos que são parte daespecificação do Bluetooth. A versão 1.1 é a especificação mais difundida hoje em dia, tendo as versões 1.2 e 2.0 sob desenvolvimento. O documento de especificação do Bluetooth tem mais de mil páginas e cobre aspectos desde do rádio transceptor até a implementação dos profiles para fabricantes externos ao SIG. Inclui, também, as descrições de todas as camadas, dos detalhes da tecnologia nosilicone, no hardware e no software.

Os sinais wireless transmitidos em Bluetooth alcançam distâncias curtas, tipicamente de até 10 metros.

1

3. Como ele funciona
Os dispositivos Bluetooth conectam-se em piconets - pequenas redes compreendidas de um dispositivo mestre conectado em qualquer lugar com um a sete dispositivos escravos (slaves) ativos. Quando os piconets múltiplos sãointerconectados, criam redes wireless chamadas scatternets. A figura abaixo ilustra um piconet formado pelos nós A, D, K, L, M, e G, que interage com um outro piconet formado pelos nós H, E, C, K e L. Estes dois piconets compartilham os nós K e L, e juntos formam um scatternet..

baixo consumo de energia. No estado em espera, as varreduras ocasionais de outros dispositivos Bluetooth reduzem o consumo depotência por volta de 98%. A paginação é a maneira que um dispositivo Bluetooth fica sabendo sobre os outros dispositivos que estão dentro de sua área de alcance. O nó A da figura executa um comando na área e recebe as respostas dos outros dispositivos que estão dentro da área. Com estas respostas, o dispositivo A fica sabendo da identidade explícita destes outros dispositivos (tais como o ID único dosprodutos Bluetooth). Piconets no seu formato padrão, um comando de paginação estabelece um link formal entre os dispositivos mestres e escravos. As conexões entre o mestre e escravo no Bluetooth são definidas como sendo um piconet. Para criar um piconet, o dispositivo A transmite um comando de paginação com ID explícito do escravo alvo (dispositivo D em figura 3). Todos os dispositivos...
tracking img