Bluetooth

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BLUETOOTH

Brasília, 14 de Maio de 2012

RESUMO Este trabalho explica sobre a tecnologia Bluetooth, sua história, o protocolo utilizado, características e uso. INTRODUÇÃO Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance para a comunicação entre dispositivos eletrônicos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais tendo o foco principal emdispositivos móveis. O Bluetooth tem como principais vantagens ser uma tecnologia robusta, com baixo consumo de energia e com baixo preço. Os dispositivos que utilizam deste protocolo, usam sistema de comunicação via rádio frequência e, por isso, não necessitam estar na linha de visão um do outro, bastando estar dentro do raio de alcance (1 metro, 10 metros ou 100 metros) que varia de acordo coma classe de potência. DESENVOLVIMENTO O Bluetooth é uma tecnologia de transmissão de dados via sinais de rádio de alta frequência, entre dispositivos eletrônicos próximos, que vem sendo desenvolvida num consórcio, que originalmente incluía a Ericsson, IBM, Nokia, Toshiba e Intel.

História
Origem do Nome e logotipo

O nome da tecnologia Bluetooth é uma homenagem a Harald Blatand - em inglêsHarald Bluetooth - , rei da Dinamarca, que no século X unificou tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Da mesma forma, está tecnologia procura unir diferentes dispositivos como dispositivos móveis e computadores. O logotipo do Bluetooth é a união das runas nórdicas (Hagall) e (Berkanan) correspondentes às letras H e B no alfabeto latino.

A história do Bluetooth Em meados de 1994 a empresaEricsson estuda a viabilidade de comunicação de celulares e acessórios através de rádio freqüência a baixo custo e assim foi criado o MCLink. Os estudos continuaram e despertaram interesse em diversas outras empresas, não só de telefonia, mas também de computação e telecomunicações. Em setembro de 1998, foi fundado o Bluetooth SIG (Special Interest Group) para criar uma tecnologia que permitissediferentes dispositivos a se comunicar em um meio sem fio e de baixo custo. Este grupo era formado por cinco empresas: Ericsson, Intel, IBM, Toshiba e Nokia. Estas são empresas representativas na sua área, a Ericsson e a Nokia na área de telecomunicações, a IBM e Toshiba na área de fabricação de PCs, e a Intel no desenvolvimento de chips e processadores. O Bluetooth SIG é uma associação sem finslucrativos que composta por empresas para o desenvolvimento da tecnologia Bluetooth e implementar esta tecnologia em seus produtos como forma de destacar seus produtos. Ainda no ano de 1998 foi adotado o nome Bluetooth. No fim deste ano, o grupo contava com 400 membros. 5 Em 1999 dentre as empresas que se juntaram à SIG, estão outras cinco grandes empresas: 3Com, Lucent Technologies, Microsoft eMotorola. Em 2000 foi criado, com esta tecnologia, o primeiro telefone celular, cartão de computador e fone de ouvido. Além disso, foram feitos os primeiros experimentos em mouse e laptop.

Em 2001 foi criado, com esta tecnologia, a primeira impressora, laptop e kit de carro hands-free. No decorrer dos anos, o Bluetooth foi implementado em diversos outros dispositivos como: câmera digital, MP3player, fone de ouvido, óculos de sol, relógio, quadro de foto, televisão entre outros. Neste tempo também, foram agregados novos protocolos a esta tecnologia. Em 2008 o Bluetooth SIG deu boas vindas ao 10.000º membro. Nenhuma outra tecnologia móvel chegou à produção do Bluetooth: perto de dois bilhões em dez anos. ??? A distância ideal é de no máximo 10 metros e a distância máxima é de 100 metros.Um dos trunfos da é a promessa de transmissores baratos e pequenos o suficiente para serem incluídos em praticamente qualquer tipo de dispositivo, começando por notebooks, celulares e micros de mão, passando depois para micros de mesa, mouses, teclados, joysticks, fones de ouvido, etc. Já tem gente imaginando um "admirável mundo novo Bluetooth" onde tudo estaria ligado entre sí e à Internet, onde...
tracking img