Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS






ESTELA WOLFF BRUNETTI












CONSUMO E SUSTENTABILIDADE


























SETE QUEDAS - MS
2012
[pic]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS



ESTELA WOLFF BRUNETTI














CONSUMO E SUSTENTABILIDADETrabalho apresentado na Disciplina de Metodologia de Pesquisa, do Curso de Pós-Graduação em MBA Contabilidade e Controladoria, sob orientação da Professora (Drª) Terezinha Bazé de Lima


























SETE QUEDAS - MS
2012
SUMÁRIO




1-INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4


3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5


4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6

5-METODOLOGIA......................................................................7

6- CRONOGRAMA.......................................................................8

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9
















1-INTRODUÇÃO

CONSUMO E SUSTENTABILIDADE


O planeta está chegando num ponto cada vez mais crítico, observando-se que não podeser mantida a lógica prevalecente de aumento constante do consumo. Já podemos contemplar seus impactos no meio ambiente. Sabemos que se trata de um tema muito amplo e complexo, pois as possibilidades de limitar são politicamente problemáticas, em qualquer parte do planeta.
Será que chegamos a um ponto crucial? O caminho existente é quase sem saída pelos métodos convencionais. A exploração dosrecursos naturais cresce demasiadamente e dessa maneira coloca em risco as condições de vida na Terra, a medida em que a economia capitalista cresce e aumenta a necessidade de mais recursos naturais.
Qual o significado então de promover uma política de consumo sustentável que leve em conta os limites ecológicos da Terra, de um lado, e de outro, que promova justiça social e seja politicamenteviável?
Nos últimos tempos houve algumas mudanças no comportamento das pessoas na sua formas de pensar e agir. O grande desafio é de influenciar e modificar o pensamento das pessoas em relação ao consumo, pois muitas pessoas vêem sua felicidade em conquistar bens materiais. Entende-se que falar de consumo sustentável ainda se situa num patamar da utopia. O objetivo mais desafiador é que uma opçãopelo consumo sustentável, tanto nos países ricos como nos pobres, é de fortalecer as lutas para atender às necessidades do ser humano da melhor maneira possível, com um uso mínimo de recursos naturais, dentro dos limites ecológicos do planeta.


2- LEVANTAMENTO DA LITERATURA


1) BARRO, Guilherme- Itaú Unibanco é eleito o banco mais sustentável no mundo, disponível em acesso em 11 dejunho de 20012.
2) Firmino, rafaelle Gomes; Fonseca, Márcia batista da - Uma discussão da Questão Ambiental no Comércio Internacional, Reunir – revista de administração, Contabilidade e sustentabilidade, Campina Grande-PB, vol. 1, nº 2, p. 34-51, set-dez/2011.
3) TRAVITZKI, Rodrigo- Impacto ambiental disponível em acesso em 13 de junho de 20012.


3- PROBLEMA

O aumento exagerado noconsumo dos recursos renováveis da biodiversidade vem causando sérios problemas ambientais, como a poluição do solo, do ar e da água, o desaparecimento de espécies.
Os recursos naturais que hoje temos podem dura até quando, e o consumismo que hoje impera vem acelerando o fim destes recursos?
O crescimento econômico tão esperado pelos países mais pobres é possível com sustentabilidade?...
tracking img