Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia do Trabalho Científico - Prof. José Joaquim Soares

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

APRESENTAÇÃO
1 INTRODUÇÃO
1.1 Tema e Título do Projeto
1.2 Situação Problema
1.3 Formulação de Hipóteses
1.4 Objetivos
1.4.1 Objetivo Geral
1.4.2 Objetivos Específicos
1.5 Justificativa
2 REVISÃO DA LITERATURA
3 METODOLOGIA
4RESULTADOS ESPERADOS
5 ORÇAMENTO
6 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICES
ANEXOS
Obs.: Projeto de Pesquisa NÃO TEM conclusão.

APRESENTAÇÃO

A apresentação gráfica do projeto de pesquisa é de responsabilidade do autor e deverá obedecer as normas estabelecidas pela ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas. Inicia-se com:
Capa: nome da instituição ouempresa, nome do autor, título do projeto, local, ano. (ABNT 15287)
Folha de rosto: nome do autor, título do projeto, tipo de projeto e nome da entidade, local, ano.(ABNT 15287)
Sumário: Enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. Os elementos pré-textuais não devem constar do sumário.
Agradecimentos: (opcional)Se o autor desejar, poderá incluir folha separada com agradecimentos às pessoas que contribuíram na realização do trabalho.

1 INTRODUÇÃO

A parte textual do projeto inicia-se com uma introdução, na qual devem ser expostos o tema do projeto, a situação problema a ser abordada, as hipóteses (quando for o caso), os objetivos a serem atingidos e a justificativa para a realização da pesquisa.1.1 Tema e Título do Projeto

O tema parte preferencialmente da realidade circundante do pesquisador, como, por exemplo, de seu contexto social, profissional ou cultural. O título parte do tema e é o “cartão de apresentação” do projeto de pesquisa. Ele expressa a delimitação e a abrangência temporal e espacial do que se pretende pesquisar.

Fonte: www.jjsoares.com

1.2 Situação ProblemaSem problema não há pesquisa, mas, para formular um problema de pesquisa, urge fazer algumas considerações pertinentes no sentido de evitar equívocos.
Em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção entre o problema de pesquisa e os problemas do acadêmico. O desconhecimento, a desinformação, a dúvida do pesquisador em relação a um assunto e/ou tema não constitui um problema de pesquisa. Essaslacunas podem ser resolvidas com uma leitura seletiva e aprofundada, dispensando, portanto, um projeto de pesquisa.
Em segundo lugar, não confundir tema com problema. O tema é o assunto geral que é abordado na pesquisa e tem caráter amplo. O problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa.
Além disso, é necessário também esclarecer o que é uma problemática e um problema.Segundo Oliveira (2001, p. 107), uma problemática pode ser considerada como a colocação dos problemas que se pretende resolver dentro de um certo campo teórico e prático. Um mesmo tema (ou assunto) pode ser enquadrado em problemáticas diferentes.
A título de exemplo, a Industrialização da Cidade de Contagem em Minas Gerais pode ser enquadrada em problemáticas de Economia, Administração, História,Medicina, Meio Ambiente, Educação, Ciências Contábeis, Educação Física, Química e tantas outras.
O problema não surge do nada, mas é fruto de leitura e/ou observação do que se deseja pesquisar. Nesse sentido, o aluno deve fazer leituras de obras que tratem do tema no qual está situada a pesquisa, bem como observar – direta ou indiretamente – o fenômeno (fato, sujeitos) que se pretende pesquisarpara, posteriormente, formular questões significativas sobre o problema.
A formulação mais freqüente de um problema na literatura sobre metodologia da pesquisa ocorre, de maneira geral, em forma de uma questão de pesquisa ou interrogação.
Por exemplo:
- Como melhorar o nível de vida na região industrial de Contagem sob o enfoque ambiental?
- Quais as soluções de preservação do meio...
tracking img