Arquimedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. OBJETIVOS..................................................................................03

2.1. Objetivo geral...........................................................................03
2.2. Objetivos específicos ...............................................................03
2. FUNDAMENTAÇÃO......................................................................03
3. CULMINÂNCIA............................................................................07
4. CRONOGRAMA............................................................................07
5. REFERÊNCIAS ...........................................................................10

1. Objetivos
1.1 Objetivo geral
* Conhecer as principais descobertasfeitas por Arquimedes e sua contribuição para a humanidade.

1.2 Objetivos específicos
* Conhecer um breve histórico sobre a vida de Arquimedes
* Refletir sobre a importância de suas descobertas para a humanidade;
* Identificar o uso de suas descobertas no cotidiano;
* Promover atividades para o conhecimento acerca do tema proposto.

2. Fundamentação
3.1. Avida
Arquimedes nasceu em circa. 287 a.C. na cidade portuária de Siracusa, na Sicília, naquele tempo uma colônia auto-governante na Magna Grécia. A data de nascimento é baseada numa afirmação do historiador grego bizantino João Tzetzes, de que Arquimedes viveu 75 anos. Em sua obra O Contador de Areia, Arquimedes conta que seu pai se chamava Fídias, um astrônomo sobre quem nada se sabe atualmente.Plutarco escreveu em Vidas Paralelas que Arquimedes era parente do Rei Hierão II, o governante de Siracusa. Uma biografia de Arquimedes foi escrita por seu amigo Heráclides, mas esse trabalho foi perdido, deixando os detalhes de sua vida obscuros. É desconhecido, por exemplo, se ele se casou ou teve filhos. Durante sua juventude, Arquimedes talvez tenha estudado em Alexandria, Egito, onde Conon deSamos e Eratóstenes de Cirene foram contemporâneos. Ele se referiu a Conon de Samos como seu amigo, enquanto dois de seus trabalhos (O Método dos Teoremas Mecânicos e o O Problema Bovino) têm introduções destinadas a Eratóstenes.
Arquimedes morreu em Circa. 212 a.C. durante a Segunda Guerra Púnica, quando forças romanas sob o comando do General Marco Cláudio Marcelo capturaram a cidade deSiracusa após um cerco de dois anos. Existem diversas versões sobre sua morte.
De acordo com o relato dado por Plutarco, Arquimedes estava contemplando um diagrama matemático quando a cidade foi capturada. Um soldado romano ordenou que ele fosse conhecer General Marcelo, mas ele se recusou, dizendo que ele tinha que terminar de trabalhar no problema. O soldado ficou furioso com isso, e matouArquimedes com sua espada. Plutarco também oferece um relato menos conhecido da morte de Arquimedes, que sugere que ele pode ter sido morto enquanto tentava se render a um soldado romano. De acordo com essa história, Arquimedes estava carregando instrumentos matemáticos, e foi morto porque o soldado pensou que fossem itens valiosos. General Marcelo teria ficado irritado com a morte de Arquimedes, visto queo considerava uma posse científica valiosa, e tinha ordenado que ele não fosse ferido.

As últimas palavras atribuídas a Arquimedes são "Não perturbe meus círculos", uma referência aos círculos no desenho matemático que ele estaria estudando quando perturbado pelo soldado romano. O túmulo de Arquimedes continha uma escultura ilustrando sua demonstração matemática favorita, consistindo de umaesfera e um cilindro de mesma altura e diâmetro. Arquimedes tinha provado que o volume e a área da superfície da esfera são dois terços da do cilindro incluindo suas bases.
As versões conhecidas a respeito da vida de Arquimedes foram escritas muito tempo depois de sua morte pelos historiadores da Roma Antiga. O relato do cerco a Siracusa dado por Políbio em seu História Universal foi escrito...
tracking img