Hermeneutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História e Ideologia - Ernildo Stein

I- A Era da Hermenêutica

“A meditação sobre o homem durante muitos séculos se movimentava na esfera da abstração analítico-dedutiva .Os pontos de partida absolutos, as evidências definitivas eram as matrizes donde emergia a compreensão do homem.”
* Abstração analítico-dedutiva: seria a procura de um tempo estático.
* Ter como ponto departida os absolutos é uma tentativa de se esvair do tempo e, portanto, da história.
* As ideias de abstração analítico-dedutiva, pontos de partida absolutos e evidências definitivas constituem um plano puramente abstrato para se explicar o homem.

“(...) os estudos positivos do homem, como parte do mundo da natureza que se chocavam por sua vez, contra um fator perturbador da liquida explicação dosimples animal humano. Portanto, ou se partia da natureza abstrata humana ou se computavam dados positivos cuja soma jamais correspondia ao que vinha predeterminado na reflexão filosófica.”
* Explicar o homem meramente como parte do mundo da natureza, seria uma análise a partir de um plano das ciências naturais, não das ciências humanas.

“A dedução abstrata e a explicação cientifica nãoatingem o homem como vida, facticidade e história concreta e por isso movimenta-se numa visão impotente ou truncada.”

A Hermenêutica
1- O homem e sua obra
“Tudo que se objetivou na cultura em seu sentido mais amplo é a presença do homem, é a obra do homem. Nesta obra se reflete a humanidade. Enquanto este aparelho não for decifrado, o homem será um estranho para si mesmo. Ele sedesconhecerá ainda que se defina abstratamente ou procure explicar-se no plano das ciências naturais.”
“Somente quando o homem se debruçar sobre seu trabalho, sua economia, sua técnica; sobre sua sociedade, seu estado, seu direito, seus costumes, suas educação; sobre sua linguagem, sua filosofia ele se compreenderá através da obra. Em tudo isso o homem se objetiva como história concreta.”
“A hermenêutica,que aos poucos se afirmará como caminho comum para todas as ciências que radicam no campo do homem, é o método da compreensão do fenômeno humano em sua obra.”
* A Hermenêutica seria então uma forma humana de ver a vida, o homem se aproxima de si, encaminha a compreensão de si mesmo a partir de sua a obra: tudo aquilo que ele desenvolve no mundo, através desta, o homem, se objetiva enquantohistória concreta.
2- A história do homem: situação concreta.
“Sob certo aspecto o homem rejeita as soluções definitivas, as afirmações intemporais, os absolutos abstratos. Ele prefere analisa-los temporalizados e relativos, mergulhados no movimento da própria história do homem. (...) O hermeneuta experimenta a verdade nas situações concretas, não absolutiza os pontos de vista. (...) Auniversalidade da compreensão é fragmentária.”
“Esta hermenêutica não é o pensamento abstrato ou calculador. É a experiência do pensamento. (...) É um diálogo fenomenológico que floresce na imanência da concretude humana, junto à tarefa humana, ao trabalho humano, à preocupação humana, ao risco humano.”
* A hermenêutica ao propor a verdade nas situações concretas, visa o homem enquanto senhor de suahistória (a história estuda o homem no tempo), afastando a ideia de explicação através da naturalidade, os caminhos que a História percorre estão mais próximos da obra humana do que das situações naturais.

II- O conhecimento da História
“A história humana é um acontecer caprichoso que desafia a todos a todos desdiz em suas profecias”
* A história estuda o homem, e ações humanas não sãolineares, por vezes nos deparamos com rupturas, basta que se cada um faça uma reflexão a cerca da própria vida para constatar rupturas, mudanças bruscas de caminhos, fracasso de planos, reviravoltas. Não é possível que sejamos profetas de nossas vidas, não é possível que o homem faça profecias a cerca da história.

“Em todo âmbito das ciências da história o próprio homem que pesquisa está...
tracking img