Projeto de pesquisa trombose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA






LUCIANA BRAGA SARAIVA





AS DIFICULDADES DE DIAGNOSTICAR OS SINTOMAS DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA EM INDIVÍDUOS JOVENS







FORTALEZA
2012

LUCIANA BRAGA SARAIVA








AS DIFICULDADES DE DIAGNSTICAR OS SINTOMAS DA TROMBOSE VENOSA PROFUNDA EM INDIVÍDUOS JOVENS







Projeto de pesquisa à disciplina deMetodologia da Investigação da Enfermagem do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) como requisito parcial de avaliação.



FORTALEZA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................04
2OBJETIVOS...............................................................................................................
2.1 OBJETIVO GERAL............................................................................................
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO..................................................................................
3 METODOLOGIA.......................................................................................................
4ORÇAMENTO...........................................................................................................
5 CRONOGRAMA........................................................................................................
REFERÊCIAS...............................................................................................................



















1INTRODUÇÂO
A trombose venosa profunda (TVP) é definida como a obstrução ao fluxo sanguíneo pela formação de um trombo nas veias do sistema profundo. A TVP afeta com maior freqüência os membros inferiores, porém também pode ocorrer na veia cava, nas veias jugulares internas, no seio cavernoso e nos membros superiores. (MELO,2006, p.73 ).
O que me motivou a abordar esse assunto no meu projeto depesquisa foi ter sido diagnosticada com a Síndrome de Paget-Schrotter, também chamada de Trombose Venosa Profunda no membro superior, uma doença rara, potencialmente fatal e que geralmente acomete pacientes jovens, apesar de o meu diagnóstico ter sido precoce não recorri ao médico nos primeiros sintomas, que mascarados como uma dor muscular, acabei fazendo uso da automedicação.
De acordo com Franco(2009, p. 1387), A trombose venosa profunda é uma doença de alta incidência e grave problema de saúde visto a grande morbidade se não reconhecida e tratada de forma eficaz e precoce. Os trombos formados funcionam como rolhas no sistema venoso, causando obstrução parcial ou total das veias, podendo impedir a circulação do sangue. Acompanhando esses trombos, existe uma importante inflamação da parededa veia.
Nos membros inferiores a dor normalmente é localizada na panturrilha ou na coxa. Apesar de causarem grande desconforto para o paciente, os sintomas da TVP não são o mais importantes desta patologia e sim as complicações que podem surgir com a evolução da doença, sendo a tromboembolia pulmonar (TEP) a mais temida delas. A tromboembolia pulmonar é caracterizada pelo desprendimento dotrombo das veias profundas e sua migração através da corrente sanguínea até atingir a artéria pulmonar onde provoca obstrução da circulação e enfarte pulmonar. (Lozano F.2007,p.55)
Inchaço, varizes, palidez, e cianose (cor azulada) são sinais que representam alterações que podem ser identificadas no exame físico. Dores e dificuldade de locomoção são sintomas que representam as queixasrelacionadas a doença e que também podem ser identificadas no exame físico.
Fatores hereditários e ambientais são responsáveis pelo desenvolvimento de tromboembolismo. A mutação G1691A do gene do fator V e a mutação G20210A do gene da protrombina são os fatores genéticos mais freqüentes em pacientes com hipercoagulabilidade. Fatores de risco ambiental contribuem para o desenvolvimento e a propagação...
tracking img