Assistencia de enfermagem aos pacientes com avc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO
CURSO DE ENFERMAGEM

LAIS EMANUELE MOREIRA

ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

ARACAJU
2010

FACULDADE ESTÁCIO
CURSO DE ENFERMAGEM

LAIS EMANUELE MOREIRA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIETES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

ARACAJU
2010

LAIS EMANUELE MOREIRA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIETES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

Projeto dePesquisa apresentado à disciplina Suporte Avançado de Vida a ESTÁCIO, como um dos pré-requisitos para avaliação da 2ª unidade.

Aracaju
2010

1 INTRODUÇÃO

O AVC resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas. As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia. Apresenta-se como a 2ª causa de morte no mundo. O AVCé a principal causa de incapacidade neurológica, dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade.
O tratamento do acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, depende do estágio da doença. Há três estágios de tratamento para AVC: prevenção, terapia imediatamente após o AVC, e reabilitação. As terapias para AVC incluemmedicação, cirurgia e reabilitação.
O enfermeiro tem um papel fundamental no reconhecimento e cuidado inicial dos pacientes com diagnostico de AVE. O cuidado de enfermagem tem um impacto significativo sobre a recuperação do paciente. Devido a isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica, a fim de ampliar o conhecimento dos integrantes envolvidos nesse projeto, com intuitode aplicar o conhecimento adquirido posteriormente, foram utilizados pesquisas pela internet, livros direcionados ao assunto, bem como artigos científicos.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL
* Aprimorar o conhecimento técnico-científico no âmbito da enfermagem e da patologia em estudo.

2.1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Ampliar as aptidões quanto à aplicação do processo de enfermagem àpacientes quem venham a ser diagnosticados com Acidente Vascular Encefálico (AVE);

* Comparar as medidas terapêuticas, cuidados, classes, tipos e subtipos através de pesquisas, estudos bibliográficos e artigos científicos específicos.

3 JUSTIFICATIVA

Justifica-se a elaboração desse estudo como meio de aperfeiçoamento aos conhecimentos, métodos e técnicas para os graduandos deenfermagem, focando uma futura assistência prestada ao paciente critico, ressaltando a importância do olhar e cuidar de maneira holística bem como ao estudo individualizado das patologias pesquisadas.

4 REVISÃO BIBLIOGRAFICA

O acidente vascular cerebral (AVC), ou acidente vascular encefálico (AVE), vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de funçãoneurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais, é definido como uma disfunção neurológica aguda de origem vascular, com sinais e sintomas correspondentes às áreas cerebrais envolvidas, que podem iniciar-se em questão de segundos a horas (PADILHA, VATTIMO et all, 2010).
A definição de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Dicionário Médico é umamanifestação, muitas vezes súbita, de insuficiência vascular do cérebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose (MANUILA, LEWALLE E NICOULIN, 2003).
Já para Sullivan, 1993, Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clínicassubjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exacta da lesão.
O acidente vascular encefálico (AVE) pode ainda ser definido como uma redução súbita da circulação cerebral em um ou mais vasos sanguíneos. As taxas de alta morbidade e...
tracking img