Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da psicologia social no Rio de Janeiro: dois importantes personagens

The history of social psychology in Rio de Janeiro: two important characters


Renato Sampaio Lima
Psicólogo. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Endereço: Universidade Federal de Sergipe,Centro de Educação de Ciências Humanas. Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze. CEP: 49100-000 - Aracaju, SE - Brasil E-mail: renatosamp@uol.com.br


________________________________________
RESUMO
A psicologia social de meados da década de 1960 e início da década de 1970 conheceu, segundo alguns autores, o que se denominou "crise". Nas décadas seguintes, as discordâncias teóricas emetodológicas presentes neste campo evidenciaram não apenas posições antagônicas em relação a temas importantes no campo da psicologia social, como também deram visibilidade a alguns autores que representavam estas rivalidades. No Brasil e, mais especificamente no Rio de Janeiro, dois personagens importantes tiveram seus nomes e suas obras relacionados a estes antagonismos: Schneider e Rodrigues.Nosso objetivo será apresentar um relato da história destes importantes personagens da psicologia social no Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Psicologia Social; História; Biografia; Aroldo Rodrigues; Eliezer Schneider.
________________________________________



APRESENTAÇÃO
Ao longo das décadas de 60, 70 e 80, dois importantes personagens influenciaram a Psicologia Social no Rio de Janeiro:Eliezer Schneider e Aroldo Rodrigues. O primeiro atuou no campo da institucionalização da psicologia, junto com outros professores como Antonio Gomes Penna e Franco Lo Presti Seminério. O segundo fez parte da primeira turma de psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e foi o mais considerado representante da Psicologia Social norte-americana no Brasil. Em função das contribuições deambos, tanto teóricas como na formação de pesquisadores no campo da Psicologia Social no Rio de Janeiro, apresentaremos algumas de suas posições sobre temas importantes no campo da psicologia social.
A partir de meados da década de 60 e início da década de 70, a Psicologia Social se depara com o que alguns autores (RODRIGUES; ASSMAR; JABLONSKI, 2000; LANE, 1981; ARRUDA, 1992) denominaram "crise" nocampo da Psicologia Social. Esta crise pode ser compreendida como um momento de reflexão sobre as bases teóricas e metodológicas da Psicologia Social cognitiva norte-americana. Tanto Schneider como Aroldo Rodrigues participaram ativamente deste processo de discussões.

A CONTRIBUIÇÃO DE ELIEZER SCHNEIDER
A entrada de Schneider na psicologia ocorreu bem antes do reconhecimento desta comoprofissão. Segundo Jacó-Vilela (2001, p. 13):
A oportunidade de ingresso de Schneider na Psicologia surge através de um concurso do DASP, em 1941, para "Técnico de Assuntos Educacionais", o que lhe possibilita ingressar no Instituto de psicologia - então um órgão suplementar da Universidade do Brasil, atual UFRJ - e dedicar-se às atividades de "psicologista", sob a orientação de Jayme Grabois, à épocadiretor do órgão.
Embora Schneider faça parte de uma geração, os chamados "Psicologistas", que foi importante para a institucionalização da psicologia no país e no Rio de Janeiro, com a reforma universitária de 1968, tornou-se professor de psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ingressou também na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), aposentou-se compulsoriamentenos anos 80 da UFRJ e da UERJ, mas permaneceu vinculado à Universidade Gama Filho (UGF). Ao longo de mais de 40 anos de ensino e pesquisa, publicou em torno de 108 artigos. No entanto, o que gostaríamos de destacar é a publicação do seu único livro, Psicologia Social - Histórica, Cultural e Política, (SCHNEIDER, 1978). No segundo capítulo deste, cujo título é "A Psicologia Social no Estudo da...
tracking img