Medula ossea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

MEDULA ÓSSEA

Trabalho sobre medula Óssea feito pelos alunos do primeiro período do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco para a disciplina de Anatomia, ministrada pela Professora Doutora Graça Coriolano.

Recife
2011

Sumário

1. Introdução 03
2. Origem e Tipos de Medula Óssea05
3. Componentes da Medula Óssea 06
4. Doenças Envolvendo Medula Óssea 08
4.1 Aplasia de Medula Óssea 09
4.2 Síndromes Mielodisplásica 10
4.3 Leucemias 11
4.4 Mieloma Múltiplo 13
4.5 Mielofibrose Idiopática 14
4.6Distúrbios Plaquetários e Hemorrágicos 15
4.7 Linfoma 18
5. Células-Tronco da Medula Óssea 22
6. Novas Terapias Envolvendo Medula Óssea 23
7. Doações e Transplante de Medula Óssea 26
8. Conclusão 29
9. Galeria de Imagens30
10. Referências Bibliográficas 33

Introdução

Este trabalho tem como objetivo detalhar a estrutura anatômica, medula óssea. Mostrando assim, sua definição, bem como seus tipos, componentes, funções, entre outras particularidades.
A medula óssea é de extrema importância para o funcionamento geral do corpo, pois fabrica oselementos figurados do sangue periférico. É, pois, um órgão hematopoiético e tem como função o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue, tendo como produto glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos) e as plaquetas. Apresentando detalhadamente todo o seu processo de formação de importância vitalpara o ser humano.
O fato de possuir intensa e ininterrupta atividade faz com que em caso de mau funcionamento seja responsável por uma série de doenças, sendo seu estudo indispensável para que se possa entender as causas das doenças bem como sua prevenção e a escolha da melhor terapia para cada caso.
Na medula óssea são encontradas células-tronco, que são células de auto-renovação, epotencial de diferenciação. Em particular, as da medula óssea são as células-tronco multipotentes que são células capazes de gerar um número limitado de células especializadas, dos tecidos de que são provenientes; elas são as responsáveis pela renovação celular que ocorre nos órgãos. Essa característica faz com que a medula-óssea seja grande alvo de pesquisas com fim de se achar tratamentos e acura de doenças. Nesse trabalho também será listada algumas novas terapias envolvendo medula óssea.
Por fim, será apresentado informações necessárias sobre doação e transplante de medula óssea que faz com que, todos os dias, milhares de pessoas sejam salvas.

Estudo Macroscópico da Medula óssea

A medula óssea, também conhecida como tutano, é uma estrutura mole que preenche aspequenas cavidades de tecido esponjoso e que nos ossos longos está contida numa cavidade central chamada cavidade medular. A medula óssea compreende dois tipos: Medula óssea amarela, que é encontrada na diáfise dos ossos longos, é composta de tecido conjuntivo formado por células adiposas e a Medula Óssea vermelha que se localiza nas epífises de certos ossos longos, ricamente vascularizada e fabricaos elementos figurados do sangue periférico como os glóbulos vermelhos (hemácias), os glóbulos brancos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos) e as plaquetas. A medula óssea é, portanto, um órgão hematopoiético.
A medula óssea é constituída pelas linhagens que originam os elementos citados anteriormente (hemácias, glóbulos brancos e plaquetas), de células que tomam...
tracking img