Projeto de metodologia da pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4129 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO SENAC

Cosméticos Contém 1g - um caso de empreendedorismo e inovação

São Paulo
2010
MATOS, Ligia; GEROMEL, Sara; RIOS, Gabriela

Cosméticos Contém 1g - um caso de empreendedorismo e inovação

Projeto de pesquisa de Iniciação Cientifica apresentado ao Centro Universitário Senac como parte das exigências da disciplina de Metodologia de pesquisa.

São Paulo
2010RESUMO

Cosméticos Contém 1g - um caso de empreendedorismo e inovação

Quem não conhece a marca Contém 1g? Fundada por Rogério e Marta Rubini em 1984 inicialmente como uma fábrica têxtil, a Contém 1g é um grande exemplo de empreendedorismo e inovação.
A atual produtora de cosméticos começou com a finalidade de produzir e vender camisetas para o público jovem em lojas localizadas em São Joãoda Boa Vista, São Paulo. Com Marta Rubini como estilista e Rogério Rubini como vendedor/gerente a empresa continuou nesse segmento por 10 anos até que o empreendedor e sempre atento ao mercado, Rogério, observou o modelo de vendas da Natura (o porta a porta) e resolveu testá-lo ainda com foco no mercado têxtil, o que não deu muito certo.
Observando as atualidades no mercado ele resolveu fazerum novo teste: como o mercado de cosméticos estava em constante evolução ele resolveu criar uma linha de perfumes (combinando fragrâncias conhecidas), com um design próprio. Então distribuiu esses perfumes entre os seus distribuidores da época. Isso deu um grande retorno e então o casal Rubini tomou a decisão de migrar permanentemente para o setor de cosméticos. Foi assim que surgiu a Contém 1gCosméticos.
Inicialmente as vendas eram feitas somente no porta a porta e os produtos eram mais voltados para higiene (shampoo, condicionador) e perfumaria, ao colocar a linha de maquiagem no mercado em 1999 foi que a empresa explodiu:

"Quando nós lançamos a linha de maquiagem, era uma coisa que o mercado não tinha. Assim que a Contém 1g lançou uma linha de maquiagem jovem, todas as marcas, emarcas de conceito, de anos de experiência, entraram com suas linhas jovens, porque perceberam que não tinham nada para este segmento". Roberto Rubini

Os produtos Contém 1g são voltados para o público jovem (15 a 25 anos) e por trás da marca existe toda uma parte conceitual de atitude e comportamento, os produtos têm sempre um apelo e por isso os organizadores sempre têm muito cuidado com otipo de apelo que vai ser feito.

Em 1997, Rogério Rubini apostou em um modelo de distribuição denominado “multinível” ou “marketing de rede”, que consistia em que os próprios distribuidores seriam a liderança e seriam recompensados através e bonificações a medida que ampliassem o número de revendedores, porém esse sistema não deu certo pois, além de ser um sistema caro de administrar não houveretorno (representava apenas 1% do faturamento) e os administradores temiam que tal sistema denegrisse a imagem da empresa.
Surgiu então a idéia de investir em lojas franqueadas, o que foi mais uma “jogada de mestre” de Rogério, em pouco tempo esse sistema passou a representar 60% de todo faturamento da empresa.

"A decisão de agregar mais um canal de vendas foi um jeito de estar mais próximodo consumidor, o que muitas vezes pela venda direta não se consegue. No momento em que a Contém introduziu o sistema de franquia ela explodiu, apareceu. Nós ficamos mais vistos, mais expostos". Roberto Rubini

Atualmente, a Contém 1g emprega, diretamente, 170 pessoas, trabalha com 250 distribuidores, 20.000 revendedores diretos, 230 franqueados e faturou 10 milhões de dólares em 2001. Em 2003a previsão de faturamento era de 16 milhões de dólares, crescimento de mais de 50% no volume dos negócios em dois anos.
Três anos após a sua fundação a empresa tinha seus méritos empresariais reconhecidos pelos veículos de comunicação do país. O mais importante jornal de negócios do Brasil - Gazeta Mercantil - concedeu, ao empresário Rogério Rubini, nos anos de 1997, 1998 e 2000, o título de...
tracking img