Questionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP


CURSO DE SERVIÇO SOCIAL








FILOSOFIA APLICADA NO SERVIÇO SOCIAL


























ADRIANA FARIAS DUARTE / RA: 4351862158


MARIA REGINA PEIXOTO AKAPOCHI / RA: 4304786184


ROSIMEIRE MOREIRA DA SILVA / RA: 4342756731


SHIRLEY BARBOSA DE FARIAS / RA: 4322809434


VIVIANE DE JESUS SANTANA / RA: 3813636610





ANÁPOLIS-GO


19/09/2012





SUMÁRIO1. INTRODUÇÃO......................................................................................3
2. FILOSOFIA E SUA RELAÇÃO COM O SERVIÇO SOCIAL........................................................................................ 4
3. PANORAMA HISTÓRICO DA FILOSOFIA ...................................6
4. FORMAS DE CONHECIMENTO E LINHAS DO SERVIÇOSOCIAL ......................................................................................................8
5. TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DO PAPEL DA MULHER NO SÉCULO XX ...................................................................................9
6. A MAIOR RIQUEZA DO HOMEM É A INCOMPLETUDE.............10
7. REFLEXÃO ÉTICA EMORAL.......................................................11
8. RELAÇÕES ENTRE CIDADANIA, DEMOCRACIA E ÉTICA........12
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................13
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA .....................................................14




































1. Introdução





O presente trabalho tem como tema de pesquisa "A FilosofiaAplicada ao Serviço Social". Que a primeira vista é entendida como algo enigmático, porém é destacada como a forma de quebrar barreiras para o indivíduo através de seus esforços, procurando significados cada vez mais abrangentes, que indiquem respostas mesmo sendo provisórias, com o intuito de direcionar e compreender a vida humana. Relacionando e assemelhando as práticas dos assistentes sociais que sefaz necessário a incorporação da ação investigativa como o instrumento para o exercício profissional.


Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
Enfim, ser um profissional propositivoe não só executivo. (IAMAMOTO, 2009, p. 20)














































2. Filosofia e sua Relação com o Serviço Social


A - O que é o mundo e a realidade?


Segundo Newton o mundo é como o vemos, e existe independentemente da nossa própria existência. Realmente o mundo é como cada um ser humano vê, já a realidade temos como definição tudo o que existe de fato, como porexemplo a realidade do mundo em que vivemos.


B- O que é ser Humano?


Um humano, ser humano, pessoa, gente ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao gênero, é um dos seres vivos do planeta com a capacidade de pensar dotados de inteligência.


C - O que é viver em sociedade?


Nada mais é do que viver em grupo. A relação entre pessoas, entregrupos sociais e as próprias pessoas e grupos formam uma sociedade. Nós os seres humanos não conseguimos viver sozinhos temos a necessidade de viver em grupo na família, na escola, no bairro em que moramos temos a necessidade de ter alguém ao nosso lado para ajudar.


D - Qual a grande finalidade da vida social?


A vida social ajuda a pessoa a ter objetivos e nunca se sentir totalmentesozinho.Por exemplo, quem tem vida social, sai mais de casa, convive com outras pessoas e algumas vezes lutam por algo em comum.


E - O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?


Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se da a conhecer. O conhecimento serve para o crescimento do ser...
tracking img