Projeto de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mini projeto de Língua Portuguesa: TAPETE DE LEITURA
Profª
Público alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Período de execução: 3º Bimestre
Frequência: 1 vez por semana
Material:
* TNT (diversas cores);
* E.V.A. (diversas cores);
* Cola transparente;
* Tesouras;
* Colas coloridas;
* Pincéis;
* Enfeites;
* Apliques;
* Narrativas curtas de váriosgêneros: contos tradicionais ou folclórico, crônicas, anedotas, trechos de novelas, romances, etc;
* Caixa grande;
* Mural grande.
Objetivo:
* Este projeto visa incentivar os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura, a prática de escuta e de produção oral e escrita de textos.
Contextualização:
Para trabalhar a Língua Portuguesa, é necessário criar situações significativas para aprática da linguagem, concretizadas nas práticas de oralidade, leitura e escrita. O trabalho com o texto exige que se desenvolvam as práticas de escuta, de leitura e de produção oral e escrita, as quais se entrecruzam continuamente e devem provocar a análise e a reflexão sobre a organização e o funcionamento da língua.
Para aprender a ler e a escrever bem, é importante praticar a oralidade, porqueaquilo que os alunos dizem são textos, construídos com coerência e coesão, obviamente distintos da escrita. Ao contar suas histórias, justificar suas escolhas e argumentar, os alunos estarão refletindo sobre o que e como dizer, realizando um processo de elaboração do pensamento e da linguagem.
Quanto à leitura, é preciso considerar que o leitor atribui sentidos ao texto, utilizando o que já conhece elançando hipóteses a respeito do que vai ler, num processo ativo e reflexivo. Nesse processo, ao interpretar os textos que lê, o leitor leva em conta, além do texto em si, fatores extralinguísticos (sua história social e psicológica, suas expectativas e seus interesses, a situação em que se encontra enquanto lê, as relações que possa estabelecer com outras formas de linguagem). É importanteselecionar boas histórias, bons textos, bem escritos, cuja ilustração esteja vinculada ao texto e não seja simplesmente decorativa. Além disso, jamais restringir a literatura a uma função utilitária, ou seja, escolher textos porque ensinam ciências, matemática ou seja lá o que for. O texto literário tem uma função: a fruição. Indiretamente, pode estar ensinando algum conteúdo, mas só será bom seestiver revelando o mundo por intermédio de uma linguagem que se recria e recria o mundo.
Em relação à prática de produção de textos, é preciso desfazer a ideia, muitas vezes presente na escola, de que se ensinarmos a ler, estaremos automaticamente ensinando a escrever. Assim como se aprende a ler lendo textos significativos, só será possível aprender a escrevê-los, escrevendo-os. A produção de textos,para constituir uma prática realmente significativa, deve objetivar a veiculação do texto produzido pelos alunos, pois a escrita tem sua função na leitura, ou seja, escrever é escrever para alguém ler. E não se trata de apenas escrever para o professor corrigir, pois o medo de errar poderá provocar um texto pobre. É preciso criar um espaço em que os alunos/leitores reais interajam com textosescritos, produzidos por alunos/autores com diferentes objetivos: informar, emocionar, divertir, registrar sensações, eternizar histórias vividas ou inventadas. De pouco adianta promover a produção de textos se o professor se o professor não interferir no texto produzido pelo aluno. Isso porque é necessário mediar aquilo que o aluno já sabe e aquilo que ele precisa aprender, atuando na zona dedesenvolvimento proximal. E o trabalho de reestruturação permitirá que essa interferência aconteça. A reestruturação consiste em trabalhar com o aluno os aspectos que prejudicam a clareza do texto dele. Reestruturar é, como o nome indica, realizar mudanças para a melhoria do texto e não apenas dos aspectos formais. A reestruturação anda lado a lado com a reescrita e deve ser realizada antes da...
tracking img