Projeto de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - EAD




ADRIANA FONSECA
DÉBORA LAWINSCKY
DÉBORA VERÔNICA
JAQUILENE OLIVEIRA
QUITÉRIA HUGHES








PROJETO DE ESTÁGIO: PLANEJANDO A TRAJETÓRIA DOCENTE.








ILHÉUS
2011


ADRIANA FONSECA
DÉBORA LAWINSCKY
DÉBORA VERÔNICA
JAQUILENE OLIVEIRA
QUITÉRIA HUGHES






PROJETO DE ESTÁGIO: PLANEJANDO A TRAJETÓRIA DOCENTE.Trabalho apresentado a FTC EaD, como parte de avaliação da Disciplina Estágio Supervisonado no Ensino Fundamental, do curso de Licenciatura em Pedagogia, circuito 11. Tutora: Simone Azevedo.





ILHÉUS
2011

Uma proposta de tipologia de projetos Educacionais


Para que um projeto pedagógico se realize, são necessários três componentes: Saber, Poder e Querer.Conhecer o que se deseja ou se necessita, torna sua realização possível e, de fato, ter vontade de que se concretize.
O projeto pedagógico torna-se fundamental para a escola por ser o elemento norteador da organização do seu trabalho, usando ao sucesso na aprendizagem dos alunos.
Buscaremos também compreender os princípios que levam à conquista da autonomia pela escola, com base em açõescompartilhadas por seus vários autores, uma vez que projeto pedagógico e autonomia andam juntos.
A conquista dessa autonomia é importante porque a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)de nº 9.394/96, não só reconhece os estabelecimentos de ensino como espaço legítimo para elaboração do seu projeto pedagógico como também, assegura a participação dos profissionais da educação no desenvolvimentodessa tarefa.
Essa autonomia, sim, deve ser criada em torno de um projeto educativo, que visa, primordialmente, à melhoria da qualidade do ensino e ao sucesso da aprendizagem do discente.
Os projetos são conjunto de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto finalque se obter.
Portanto projeto é uma atividade organizada, que tem por objetivo resolver um problema, ou resolver uma seqüência de ações articuladas e com propósito de atingir alguns objetivos bem definidos.
O trabalho com projetos permite, portanto, articular os conhecimentos científicos e os saberes populares e cotidianos, propiciando condições para que os questionamentos sejam respondidos àluz da curiosidade dos alunos, de suas necessidades e dos seus interesses mais imediatos. Mais ainda, põe os sujeitos da educação no centro do processo educativo, na tentativa de dar respostas aos problemas sociais.

DIA SEG TER QUA QUI SEX



ATIVIDADE





Prestar atenção ao desenvolvimento da aula e ao desempenho das crianças diante do assunto em estudo. Identificar estratégiasutilizadas pelo professor refletindo sobre o tipo de metodologia trabalhada Interação do aluno com a aula aplicada através de um conto da literatura infantil identificando o seu interesse. Realizar uma entrevista com um docente analisando a sua prática e a sua atitude, suas ações, de maneira que haja afetividade em relação à construção do conhecimento. A partir do planejamento em pauta analisamos asdecisões tomadas e as estratégias definidas para assim alcançar os objetivos propostos
INSTRUMENTO Diário Reflexivo Diário Reflexivo Ficha de análise Entrevista Diário Reflexivo.


CRONOGRAMA DE OBSERVAÇÃO
















CRONOGRAMA DE COPARTICIPAÇÃO
SUGESTÕES DE ATIVIDADE PARA ETAPA DE COPARTICIPAÇÃO
COM OS ESTUDANTES COM O PROFESSOR REGENTE
• Promover a leitura detextos informativos e poemas;
• Auxiliar na organização do pensamento nas atividades propostas;
• Correção das atividades no caderno, trabalhos e provas;
• Auxiliar na atividade extraclasse
• Escolher e aplicar atividades.



• Selecionar os diversos tipos de leitura;
• Preparar o material didático;
• Planejar as atividades;
• Buscar informações para melhorar o acervo em estudo;
•...
tracking img