Filme ponto de vista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS - CAMPUS CIDADE ACADÊMICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

TÍTULO: FILME: PONTO DE VISTA X MATÉRIA: PERCEPÇÃO

Nome: NEDSON M. GONÇALVES

Belo Horizonte, MG
2012

NEDSON M. GONÇALVES

TÍTULO: FILME: PONTO DE VISTA X MATÉRIA: PERCEPÇÃO

Trabalho apresentada ao Curso de Graduação em Direito, da Faculdade Pitágoras – Unidade Cidade Jardim, Campus Cidade Acadêmica.Orientador: Christiane Leonina
Área: Direito

Belo Horizonte, MG
2012

TRABALHO DE PERCEPÇÃO
FILME: PONTO DE VISTA X MATÉRIA: PERCEPÇÃO

O filme Ponto de Vista gira em torno do assassinato do presidente dos EUA durante seu discurso em uma conferência sobre o combate ao terrorismo mundial, realizado na Espanha. O crime acontece em pleno dia, ao ar livre, e é testemunhado por milhares depessoas que assistiam ao evento, além de ser televisionado ao vivo para o resto do mundo.

Para traçarmos uma relação direta com a Disciplina de Psicologia, Matéria: Percepção, precisamos listar primeiro os personagens principais e seus “pontos de vista” diante da trama exibida. Selecionaremos cinco dos personagens que tiveram seus últimos minutos antecedentes ao evento mostrado na tela:
-uma repórter de TV, Angie Jones, representada pela atriz Zoe Saldana;
- um segurança do presidente: Thomas Barnes, representado pelo ator Dennis Quaid;
- um policial local, Enrique Contreras, representado pelo ator Eduardo Noriega;
- um turista, Howard Lewis, representado pelo ator Forest Whitaker;
- e o próprio presidente, Ashton, representado pelo ator William Hurt.

À medida que ospontos de vista são mostrados, novas pistas são reveladas, encaixando-se de forma que o crime vá sendo desvendado, portanto, abaixo passaremos a traçar cinco principais pontos de vista, dos oito apresentados, relacionando-os com a matéria percepção:

FILME – 1º PONTO DE VISTA: No ponto de vista da equipe de reportagem da emissora GNN, apresentado pela repórter Angie Jones, todo o ocorrido não passade um atentado terrorista, que teria culminado em uma grande tragédia.
PERCEPÇÃO: O que se percebe aqui é a figura da GESTALT, que se baseia em estudos de percepção e na sensação dos movimentos, em que um estímulo físico (realidade objetiva) é percebido pela pessoa diferente do que ele é (realidade percebida).

FILME – 2º PONTO DE VISTA: Neste outro ponto assistimos Thomas Barnes, representadopelo ator Dennis Quaid, segurança do presidente, sendo influenciado pelos seus sentimentos e experiências anteriores que provoca, durante a trama, ocultações e pontos cegos em suas percepções. Ele possui uma série de temores provocados por traumas precedentes e isso o deixa nervoso e rápido nas reações, provocando impulsos. Neste ponto de vista um cenário foi montado para camuflar a real cena docrime com o objetivo de retirar da equipe de segurança a percepção do que poderia ocorrer.
PERCEPÇÃO: O comportamento das pessoas está mais baseados em suas percepções do que em fatos objetivos e concretos. A interpretação é fortemente influenciada pelas características pessoais do observador, motivadas por suas atitudes e experiências passadas.

FILME – 3º PONTO DE VISTA: Do ponto de vista dopolicial local, Enrique Contreras, representado pelo ator Eduardo Noriega, é apresentado um personagem cheio suspeitas. Ele é que passa a bomba para sua namorada, corre em direção ao presidente no momento em que ele é alvejado, empreende fuga da segurança presidencial após a explosão, contudo, ao final percebe-se que ele foi enganado e tudo teria sido motivado pela paixão e ciúmes de sua namoradaVerônica, representada por Ayelet Zurer.
PERCEPÇÃO: Neste ponto de vista percebe-se claramente a Teoria da Atribuição, pois o segurança do presidente, Thomas Barnes, partiu do princípio do comportamento do policial local, Enrique Contreras, pois determinou a causa deste comportamento externo, visto como resultante de seus estímulos, ou seja, foi vista como se tivesse sido forçada aquele...
tracking img