Projeto de ensino-aprendizagem extraclasse classe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA – PRÁTICA DE ENSINO - OBSERVAÇÃO E PROJETO
PARTE II

“Escolha um determinado espaço físico”, um raio de aproximadamente 500 metros nas imediações de sua residência, escola ou trabalho e observe os vários ambientes educativos existentes: museus, escolas, teatros, bibliotecas, clubes, igrejas, parques etc. A seguir, elabore um pequeno relato daquilo que foi observado, ouseja, quantos e quais são os ambientes educativos que você identificou naquele contexto, com breve comentário sobre cada um deles, separando os ambientes educativos escolares dos não escolares.

Os ambientes educativos escolares e não escolares apresentados a seguir, estão localizados nas imediações de um bairro residencial da cidade de João Pessoa, localizados no bairro do Bessa.

AMBIENTESEDUCATIVOS ESCOLARES

1-Escola Internacional Cidade Viva
Faz parte do projeto de educação da Cidade Viva (Comunidade Cristã Evangélica ). Tem uma proposta pedagógica socioconstrutivista ou sociointeracionista de Lev Vygotsky. Tem ampla área construída assim como espaços para atividades lúdicas.
2-Colégio Pio XI
É um colégio da rede particular, abrangendo desde a educação infantil,ensino fundamental e ensino médio. Construída em um ambiente bastante amplo que comporta várias atividades.
3-Colégio QI
Colégio particular, tendo como público alvo alunos do ensino fundamental, médio e pré-vestibular.
4-Cultura Inglesa
Uma das escolas de língua inglesa, destinada ao ensino de crianças, adolescentes e adultos.
5-Escola de aviação civil. Oferece atualmente quatro tipos decursos: piloto privado, paraquedismo, aeromodelismo e ultra-levismo.

AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES
1-Bessa Shopping
Pequeno centro comercial, composto por restaurantes, lojas e bancos.
2-Supermercado Carrefour
Supermercado do grupo Carrefour com ampla área construída.
3- Tanabata Restaurante
Restaurante de cozinha japonesa.
4-Centro Espírita André LuísUtilizado para reuniões pelos adeptos da religião espírita.
5-Fundação cidade Viva
É uma extensão da Igreja Evangélica Batista.
6-Academia Corpore
Local onde se realiza atividades físicas para uma vida saudável.
7-Canteiro de obra para construção de um prédio.
Construção de apartamentos residenciais.
8-Aeroclube da Paraíba.
Utilizado para o pouso de pequenos aviões, além deconter uma escola de aviação civil.

PROJETO NO AEROCLUBE DA PARAÍBA

A seguir, todos os alunos deverão elaborar um pequeno projeto pedagógico, de acordo com as seguintes etapas:

1- escolha um dos ambientes educativos observados na atividade acima que não seja uma escola;

Para nosso projeto pedagógico, o grupo escolheu o Aeroclube da Paraíba.

2- identifique os aspectos desseambiente que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos de uma determinada escola que exista na região;
A aplicação de uma metodologia de ensino em um ambiente não escolar, como no caso do ambiente escolhido, pode complementar e incentivar o ensino- aprendizagem escolar, além de permitir uma visão interacionista entre o aluno e o meio. Desta forma, o alunoconseguirá associar o que ele aprendeu em sala de aula à sua vida cotidiana e real. Este projeto se destinaria a alunos de ensino médio.
O Aeroclube da Paraíba é uma associação civil de utilidade pública federal, um ambiente que permite ao aluno realizar uma ampla pesquisa, e envolver várias disciplinas. O aluno neste ambiente tem uma participação ativa, na medida em que ele terá que avaliar oambiente, expor suas curiosidades, ideias, conhecimentos e habilidades, a fim de, chegar a soluções dos problemas questionados pelo professor.

3- com base nessa identificação elaborem um pequeno texto explicativo sobre como este ambiente pode ser aproveitado para promover a aprendizagem nas diversas disciplinas que existam na eventual escola (Português, Matemática, Língua Estrangeira,...
tracking img