Falar em publico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
10 Dicas para se Falar em Público - Presentation Transcript
1. 10 Dicas para falar em público
2. EVITE MUITOS ASSUNTOS 1 Evite falar o desnecessário, abrangendo diversos assuntos. Não traga uma multidão de idéias e assuntos para competir com a principal idéia que deseja abordar. Organize-se para apenas falar sobre outros aspectos que apóiamo seu ponto principal ou que servirão de contraponto numa comparação.
3. USE PALAVRAS COMPREENSÍVEIS 2 Ao falar escolha palavras simples, encaixe o assunto dentro de um vocabulário facilmente identificável pela maioria dos que o escutam. Por demonstrar tal preocupação não gastará o seu tempo explicando o significado das palavras, poderá discorrer livremente sobre o assunto principal. Busque emsuas faces se estão acompanhando as suas idéias, ao perceber feições desinteressadas ou perdidas, procure adequar ainda mais suas palavras.
4. RITMO 3 A velocidade na qual transmitimos nossas idéias não devem ser tão rápida ao ponto de poucos nos acompanharem , nem devem ser ditas tão lentamente que torne nossa oratória enfadonha. Quando falamos com uma só pessoa podemos adequar a velocidade datransmissão das nossas idéias ao ritmo natural do nosso interlocutor. Na verdade adaptar assim o nosso modo de conversar, pode melhorar em muito o aproveitamento do que almejamos informar. Quando falamos para várias pessoas é oportuno quate variemos tanto a velocidade, quanto o volume que estamos usando. Tomar tal cuidado certamente prenderá a enção de mais pessoas em um grupo, pois nossaabrangência de interesse foi ampliada.
5. SEJA PESSOAL 4 Não importa o número de pessoas para quem esteja falando. O que precisa sempre ter em mente é que aqueles que nos ouvem precisam ter a experiência de sentirem-se incluídos nas nossas considerações. Precisamos fazê-los sentirem parte do que abordamos por tocá-los pessoalmente. Isso é possível quando olhamos para variadas pessoas ao passo queabordamos nossas idéias. Uma face após a outra devem ser contatadas com os nossos olhares e gestos. Ao olhar para uma pessoa, permita-se tempo para sentir a resposta dela a sua idéia. Um pequeno manear da cabeça, um sorriso, um gesto ou mesmo um olhar são instrumentos para “medir” a quanto anda a sua transmissão de idéias.
6. IDENTIFIQUE OS QUE O ESCUTAM 5 Cada assistência possui características eexpectativas distintas. Procure identificar o nível intelectual daqueles que o ouvirão, até que ponto conhecem o assunto sobre o qual falará, qual é a faixa etária predominante. Desse modo poderá preparar-se melhor e atender as expectativas da maioriaa do público que o ouvirá.
7. POSTURA APROPRIADA 6 Nosso corpo consegue passar mensagens que mais rapidamente do que as palavras que pronunciamos.É relevante que se preocupe com a postura corporal que adotará durante seu discurso. Evite apoiar-se sobre uma das pernas, procure não deixá-las nem muito abertas e nem tão fechadas. Movimente-se, se isso for possível, mas faça isso com objetivo. Por exemplo, para destacar algo em uma apresentação ou para manter a atenção de parte do auditório que estiver disperso. Procure manter o tom amigável eplausível. Torne sua apresentação descontraída, mas não ao ponto de torná-la exageradamente “engraçada”, isso poderia detrair do seu conteúdo.
8. PREPARE-SE 7 Assim como não levaria os seus filhos a um parque de diversões sem ter dinheiro e paciência. Para falar deverá abastecer-se com conteúdo superior ao tempo determinado para a apresentação. Saiba o máximo que puder sobre a matéria que iráexpor. Isto é, se tiver de falar 15 minutos, saiba o suficiente para discorrer pelo menos 30 minutos. Não se contente apenas em se preparar sobre o conteúdo, treine também a forma de exposição. Faça exercícios falando sozinho na frente do espelho, ou, se tiver condições, diante de uma câmera de vídeo. Atenção: embora esse treinamento sugerido dê fluência e ritmo à apresentação, de maneira geral,...
tracking img