Projeto de endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“BEBEDOURO – CIDADE CORAÇÃO” – O ENDOMARKETING COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

Projeto apresentado ao Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victório Cardassi”

Pesquisador:
Prof. Marcus Lúcius de Carvalho Corrêa

BEBEDOURO - SP
2012
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
PARTE 1: Resumo
Talprojeto tem como objetivo trabalhar com o desenvolvimento da cidade de Bebedouro – SP, no que diz respeito a um investimento em uma campanha de endomarketing, despertando nos munícipes o saudosismo e o prazer em morar na cidade, fazendo com que os mesmos acreditem e valorizem sua terra. Aproveitando do slogan “Bebedouro – Cidade coração”, o projeto visa aproveitar deste marketing, para desenvolver umacampanha de marketing interno onde teríamos depoimentos de pessoas que acreditam e valorizam as potencialidades do município, vendendo assim uma onda de positividade aos bebedourenses.

-------------------------------------------------
PARTE 2: Introdução
No momento atual a cidade vive uma onda de pessimismo onde os munícipes não acreditam no desenvolvimento local, bem como, naspotencialidades e oportunidades que poderão em um futuro próximo se tornar realidade.
Os jovens que permanecem na cidade, seja para trabalhar ou estudar, têm como meta alçar novos horizontes, enxergando em outras localidades a possibilidade de crescer profissionalmente, deixando assim a cidade de Bebedouro sem perspectiva de possuir uma nova geração que detêm de conhecimentos inovadores e o espírito de seinvestir na própria comunidade.
Diante de tal fato, vemos a cada dia jovens recém formados buscar oportunidades fora, bem como, pessoas de outras localidades virem investir no município.
Essa dualidade, que o presente projeto visa esclarecer, e apresentar a população da cidade de Bebedouro de que é possível sim investir e progredir no município.

Endomarketing como instrumento de desenvolvimentolocal

Antes de apresentarmos o conceito de Endomarketing faz-se necessário explicar a sua etimologia, aonde “Endo” vem do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”, sendo assim, podemos definir Endomarketing como “marketing para dentro”, resultado de toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aosclientes externos.
Já para Kotler (1998), marketing interno é como uma “tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores”, e ainda ressalta a associação estabelecida entre o marketing interno, o treinamento e a motivação dos colaboradores para o atendimento adequado aos consumidores.
Segundo Bekin (1995) o “Endomarketing é aextensão da clássica função do marketing só que voltada para dentro da organização, a qual o autor define como as “ações de marketing voltadas ao público interno da empresa a fim de promover, entre seus funcionários e os departamentos, valores destinados a servir o cliente”. Podemos definir também, como sendo o conjunto de ações focadas no público interno, tendo como o objetivo maior conscientizarfuncionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.
O investimento em uma imagem positiva passa a ser importantíssimo para um município, não só para alcançar os objetivos almejados, mas para uma cadeia de serviços eficazes, onde a qualidade dos serviços ou produtos transforma em satisfação dos seus colaboradores. Os municípios antes mesmo de vender seus produtos ouserviços precisa vender ideias, as transformações, os serviços e processos a população local, para que a mesma seja um elo positivo e que tenha sinergia com os objetivos traçados.
Com a velocidade das mudanças no ambiente global e com a competitividade existente no mercado a conquista e manutenção de clientes vêm se tornando cada vez mais difícil. Neste contexto as utilizações de artifícios...
tracking img