Projeto de endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Endomarketing

Alcançar a satisfação total dos clientes sempre foi e sempre será uma das principais metas a serem atingidas pelas empresas. Mas será que os empresários estão realmente agindo certo para que isso aconteça?
Nos dias de hoje, é comum ver empresas investindo milhões em novas tecnologias, selos de qualidade, ações de marketing e propagandas para que seus clientes semprecruzem a portaria da recepção com um sorriso no rosto. Pode-se dizer que o caminho não está errado, porém, há uma etapa anterior a ser seguida. O empresário deve, primeiramente, satisfazer seus clientes internos, ou seja, seus colaboradores. A fórmula é simples: onde existem colaboradores satisfeitos e motivados, o bom resultado aparece! O colaborador deve acreditar no produto que vende, devesentir-se parte da empresa, desse modo, sua credibilidade estará sempre em alta com o cliente externo. Em outras palavras, a satisfação interna irá refletir na satisfação dos clientes da empresa, gerando melhores e maiores retornos. Entretanto, essa atitude não acontece num estalar de dedos. É ai que entra do endomarketing.
O endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações utilizadas por umaempresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É nas ações mais simples que o público interno encontra aquilo que procura: a informação, o reconhecimento e o estímulo necessário para um bom trabalho.
Saul Faingaus Bekin, Consultor empresarial, autor do termo "Endomarketing" registrado no INPI, desde 1995, autor de “Conversando sobre Endomarketing” em 1995 e de“Endomarketing, como praticá-lo com sucesso” em 2004, define Endomarketing da seguinte maneira: “ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental”.

Já Analisa de Medeiros Brum, autora dolivro “Um olhar sobre o marketing interno” (2000), passeia pelos conceitos que formam o Marketing interno, e o define: “é dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente”. Acrescenta, ainda, que “é um esforço feito por uma empresa para melhorar onível de informação e, com isso, estabelecer uma maior aproximação com o seu funcionário”. Segundo a autora, o marketing interno está mais voltado para um processo de comunicação interna.

Os propósitos do endomarketing são dois (BRUM, 1998):

a) Reduzir a fofoca, ou ‘rádio-corredor”, pela informação direta e transparente.
b) Persuadir os funcionários das metas da organização.

Parte daatenção dedicada ao pessoal relaciona-se ao conceito de marketing interno ou endomarketing que visualiza os funcionários como clientes internos e suas tarefas como produtos internos. Toda organização precisa vender as tarefas aos funcionários antes de vender seu serviço aos clientes externos. Em outras palavras, satisfazer às necessidades dos clientes internos melhora a capacidade de satisfazer àsnecessidades dos clientes externos.
O marketing interno busca três objetivos básicos:
a)geral – manter os funcionários motivados, conscientes sobre os clientes e bem orientados;

b) estratégico – criar entre os funcionários um ambiente interno propício para o atendimento dos clientes;

c) tático – “vender” campanhas de serviços e esforços de marketing aos funcionários – o primeiro mercadoda empresa – via programas de treinamento.
Os gerentes de recursos humanos têm responsabilidade em desenvolver políticas de RH e marketing interno que incluam recrutamento, seleção e treinamento, além de avaliação, remuneração e reconhecimento.
O marketing interno bem-sucedido exige que os gerentes de recursos humanos desenvolvam relacionamentos não apenas com os funcionários,...
tracking img