Projeto de coleta seletiva de lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- O Problema - justificativas

Um dos objetivos do Colégio Rainha da Paz, na formação do aluno, é trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca.

Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental, que afeta a todos porém com conseqüências desiguais para osdiferente grupos sociais.

O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria.?

Segundo os PCN”s “os alunos podem tirar nota 10 nas provas, mas, ainda assim, jogar lixo na rua, pescar peixes-fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no matoindiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem”.

Ö Rainha se questiona, como nas condições concretas de aprendizagem, podemos contribuir para que nossos alunos percebam e entendam as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde estudam, jogam bola, enfim onde vivem,considerando que a solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.

A proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental:

Os alicerces da construção de uma política ambiental, do desenvolvimento e dasustentabilidade foram discutidos a partir da II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992 ( a Rio 92).

O conceito de desenvolvimento sustentável ganhou múltiplas dimensões na medida em que os estudiosos passaram a incorporar outros aspectos das relações e dos indivíduos com a natureza.

Sustentabilidade ecológica: refere-se à base do processo de crescimento etem como objetivo a manutenção de estoques de capital natural incorporado às atividades produtivas.

Sustentabilidade ambiental: refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das interferências antrópicas.

Sustentabilidade social: tem como referencia o desenvolvimento e como objeto a melhoriada qualidade de vida da população. Em países com desigualdades, implica a adoção de políticas distributivas e/ou redistribuitivas e a universalização do atendimento na área social, principalmente na saúde, educação, habitação e eqüidade social.

Sustentabilidade política: refere-se ao processo de construção da cidadania, em seus vários ângulos e visa garantir a plena incorporação dos indivíduosao processo de desenvolvimento.

Sustentabilidade econômica: implica uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos de investimento público e privado - o que quer dizer que a eficiência pode e precisa ser avaliada por processos macrossociais.

Sustentabilidade demográfica: revela os limites da capacidade de suporte de determinado território e de suabase de recursos, implica cotejar os cenários ou tendências de crescimento econômico com as taxas demográficas, sua composição etária e contingentes de população economicamente ativa.

Sustentabilidade cultural: relaciona-se com a capacidade de manter a diversidade de culturas, valores e práticas no planeta, no país e/ou numa região, que compõem ao longo do tempo a identidade dos povos.Sustentabilidade institucional: trata de criar e fortalecer engenharias institucionais e/ou instituições que considerem critérios de sustentabilidade.

Sustentabilidade espacial: norteada pela busca de maior eqüidade nas relações inter-regionais.

O conceito de desenvolvimento sustentável vem sendo construído no processo de discussão e prática de uma política geral para a humanidade. Ë importante...
tracking img