Projeto ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS-CAMPUS OURO PRETO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROF.: EDILAYNE CRISTINA SANTOS
ALUNO (A): EDINALVA DE JESUS SILVA

Projeto de Educação Ambiental.

Resumo:
O Projeto “Lixo e seus benefícios” mostram a importância da coleta seletiva no município de São Joaquim de bicas. Como já tem senotado, o lixo produzido hoje nas residências é em grande escala e não separá-los adequadamente é sinal de perda economicamente e de grande degradação ambiental. Este projeto tem como objetivo incentivar as pessoas a realizar a coleta seletiva em suas residências separando o lixo e assim dar fins correto ao mesmo, e ao mesmo tempo se educando, reduzindo, reutilizando e reciclando a maior quantidadepossível dos produtos que possivelmente seria descartado à natureza. Com a execução do projeto, a sociedade terá uma melhor qualidade de vida e estará permitindo que o meio ambiente também viva por mais tempo.

Introdução:
A cidade de São Joaquim de Bicas localizada às margens da BR 381 possuía, segundo o IBGE em 2008, 23.462 habitantes. Podemos observar que sua população cresce a cada dia,produzindo cada vez mais quantidade de lixo, e a coleta seletiva não é ainda, uma realidade em muitos bairros, o que prejudica muito o meio ambiente e saúde de moradores.
A cidade conta hoje com uma Usina de Reciclagem, onde os colaboradores realizam a triagem do lixo que recebem, armazenam os recicláveis para venda, realizam a compostagem do lixo orgânico e possui também um pequeno aterro pararejeitos. Ela está localizada no Bairro Pedra Branca e é muito importante para o município, mas o problema é que moradores de alguns bairros nunca foram preparados para que ela funcionasse de maneira correta e mais benéfica para todos. Recentemente, alguns bairros estão sendo conscientizados a realizarem a coleta seletiva e melhorarem não só o meio ambiente, mas a sua renda familiar também.
Oprojeto “Lixo e seus benefícios” será implantado, primeiramente com o intuito de educar e conscientizar um grupo de pessoas - moradores da Rua Raul Araujo no Bairro Vila Verde na cidade já citada, para que os mesmos possam amar mais o meio ambiente, mudando hábitos, tradições e atividades e transformando-os em pessoas mais preocupadas com a natureza e com o seu próprio bem estar, e conseqüentemente aorestante da população, posteriormente. Ele visa também mais lucro para a usina e conseqüentemente para o município, pois realizando a separação correta do lixo nas residências, será possível reaproveitar mais quantidade de lixo recebido.
O projeto contará com uma visita domiciliar, cartazes educativos e matérias impressos, contendo explicações da importância da separação adequada do lixo,ensinando-os a realizarem tal tarefa e assim cobrarem dos governantes posições satisfatórias para o bem da comunidade, incluindo programas que resultem renda para as famílias e melhorias para a natureza.

Objetivo geral:
Educar a sociedade, conscientizando-as da importância da coleta seletiva para o meio ambiente e para as pessoas em geral (não só ambiental, mas economicamente também) é o objetivo doprojeto.

Objetivos específicos:
Os objetivos específicos são:
 Explicar o que é coleta seletiva e como é feita a separação do lixo residencial;
 Esclarecer para os moradores a importância da coleta seletiva para o seu bem, podendo até mesmo gerar renda à família e ao município para que o mesmo realize melhorias para a comunidade;
 Permitir que os moradores digam (depois daexplicação) se estão fazendo a separação adequada do lixo e o que eles gostariam que os órgãos municipais fizessem em prol da comunidade, no que se refere a coleta seletiva e seus benefícios;
 Buscar alternativas e melhorais junto aos órgãos responsáveis.

Justificativa:
O projeto é de grande importância para o meio ambiente, pois a natureza, a cada dia, fica mais degradada com a quantidade e a...
tracking img