Historia da arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução 
A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma deexpressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas europeias mais conservadoras. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.Artistas que se destacaram na semana de arte moderna de 1922:
 Mário de Andrade,  Oswald de Andrade,  Víctor Brecheret, Plínio Salgado,  Anita Malfatti,  Menotti Del Pichia, Guilherme deAlmeida, Sérgio Milliet, Heitor villa
-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti Rubens Borba de Moraes , Tarsila do Amaral,Milton Dacosta, Ismael Nery, Lasar Segal.
Os tipos de artes apresentados na semana de artemoderna de 1922:
 Pintura e escultura, poesia, literatura e música.
Como ocorreu a semana de arte moderna de 1922:
A Semana, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922, foi a explosão de ideiasinovadoras que aboliam por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito,experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Logo na abertura, ManuelBandeira, ao recitar seu poema Os sapos, foi desaprovado pela plateia através de muitas vaias e gritos. 
Embora tenha sido alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só foi adquirir sua realimportância ao inserir suas ideias ao longo do tempo. O movimento modernista continuou a expandir-se por divulgações através da Revista Antropofágica e da Revista Klaxon, e também pelos seguintes movimentos:Movimento Pau-Brasil, Grupo da Anta, Verde-Amarelismo e pelo Movimento Antropofágico. 
Todo novo movimento artístico é uma ruptura com os padrões utilizados pelo anterior, isto vale para todas as...
tracking img