Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO COLETAR
COLETA SELETIVA

1. Introdução

A atividade de coleta seletiva exerce várias funções relevantes na sociedade, instaurada em parceria com a educação e conscientização ambiental e, com base nisso, desenvolve-se este projeto.
O projeto Coletar será realizado na Rua Cambé, número 362, Bairro Aeroporto – Sete Lagoas, em parceria com a Associação dos Catadores de MateriaisRecicláveis de Sete Lagoas – ACMR, em novembro de 2012 e se estenderá a partir daí.

2. Referencial Teórico

3.1 Histórico da ACMR

Em 2001, quando foi instituído o Programa Estadual Minas sem Lixões, foi criada a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sete Lagoas – ACMR. Esta Associação absorveu os catadores que viviam dentro do antigo lixão e reativaram sua subsistênciado material potencialmente reciclável catado no lixo. Desde então, a ACMR tem a experiência de trabalhar coletando e triando o material reciclável de residências de alguns bairros da cidade.
A ACMR foi criada através do projeto Pão e Vida. No princípio a Prefeitura pagava um salário mínimo para cada associado. Com o passar do tempo e a mudança dos gestores do Município, o Projeto Pão e Vida seencerrou e foi cortado o benefício dos associados, que começaram a trabalhar para obter o próprio sustento. Após este período, a Prefeitura vem dando apoio à ACMR da seguinte forma: empréstimo do galpão, pagamento das contas de água e energia, disponibilização de um motorista e combustível, para a continuidade do trabalho.

3.2 Parceiria

Solicitou-se à AMCR um auxílio para que a execuçãodeste projeto fosse seguramente sem falhas, uma vez que o maior problema de coleta seletiva é para onde mandar o lixo coletado.
A associação se comprometeu auxiliar, recolhendo o lixo reciclável da Rua Cambé, uma vez por semana, onde se decorrerá o projeto, e também instalou 2 tambores para recolher este lixo, no caso o úmido.

3. Público alvo

O público alvo deste projeto são criançasdevido ao seu fácil entendimento, disposição em aprender e também, devido ao fato de ser um ser “educável” e em processo de formação de opinião. Deste modo, conscientizar uma criança é mais fácil e surte mais efeitos do que fazê-lo com um adulto.
O Projeto Coletar irá abranger um total de 10 a 15 crianças, residentes á Rua Cambé, com faixa etária aproximada de 7 a 13 anos.

4. Situação GeradoraAtravés de uma análise prévia, foi detectado que muitas pessoas ainda não fazem a coleta seletiva em suas casas e que é preciso mudar este quadro. Como meio de observação, utilizamos as ruas onde moram os integrantes do grupo, e após uma discussão entre os mesmos, detectou-se que a Rua era mais propícia á realização do Projeto Coletar por ser a que possui maior número de crianças residentes.5.3 Análise sobre a realização de Coleta Seletiva nas ruas onde moram os integrantes do grupo

A princípio, será tomado como base para a análise o local com menor disponibilidade de coleta seletiva.
Como o projeto é voltado para crianças, será levada em conta também a quantidade de crianças residente em cada rua, para uma maior abrangência e mais sistêmica.
De acordo com estesparâmetros, a Rua Cambé foi escolhida, principalmente devido a quantidade de crianças presentes, totalizando, quando comparada às outras ruas, até três vezes mais.

5. Justificativa

Atualmente, um dos piores problemas socioambientais que atingem uma grande parcela da população mundial é o lixo. Disposto muitas vezes de maneira inadequada, o lixo é causador de doenças endêmicas, parasitoses e setorna foco e contribui com a ploriferação desses vetores. Porém, mesmo com os graves problemas que pode acarretar quando inadequadamente disposto, o lixo pode, por outro lado, se tornar fonte de renda e um bem economicamente rentável.
A coleta seletiva, juntamente com a reciclagem é um método de reaproveitamento e incorporação de resíduos poluidores na cadeia produtiva de bens de consumo. Com a...
tracking img