Prova de medicina legal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2° estágio

01) A ultrassonografia realizada em uma mulher grávida constatou que seu filho é portador de má-formação congênita. O médico atendendo os apelos.....provoca o aborto. Dias depois esse médico é intimado a comparecer a policia acusado de crime
Alternativa: Trata-se de aborto eugênico, não permitido.
Definição: O aborto eugênico ou piedoso é aquele recomendado para evitar defeitoscongênitos na espécie humana e é um aborto criminoso. Dessa forma, presume que o filho vai nascer deformado e procura abortar. Todavia, abortar apenas com base na presunção de uma anomalia fetal é crime.

02) Garota de menor idade, presumidamente virgem, manteve conjunção carnal contra sua vontade com um primo astuto e famoso em conquistas amorosas. Os pais, ao tomarem conhecimento, procuraram aautoridade competente e ofereceram queixa crime alegando estupro. Em tais casos assinale um procedimento lógico.
Alternativa: A conjunção carnal deve ser pericialmente comprovada.
Definição: O estupro é a conjunção carnal vulvo vaginal sob violência física, psíquica e presumida, pouco interessando a idade da mulher e independente de virgindade. Assim, algumas cautelas são exigidas para acaracterização do estupro e uma delas é a realização de um detalhado exame pericial para se comprovar se efetivamente houve a conjunção carnal.

03) Infanticídio é o crime em que a mãe mata o próprio filho no parto ou logo que fica sob a influência de estado puerperal. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativa: Infante nascido é o feto que nasceu morto.
Definição: Infante Nascido é aquele queacabou de nascer, respirou, porém não recebeu os primeiros cuidados maternos ou de auxiliares.

04) A esterilização do homem por meio da vasectomia é obtida pelo seccionamento dos canais deferentes, de modo que os espermatozóides ficam impedidos de chegar a uretra: Deste modo, espera-se que o homem vasectomizado:
Alternativa: Produza esperma sem espermatozóides.
Definição: A vasectomia é um meiode esterilização para o homem que consiste em ligar cirurgicamente os canais deferentes do homem. É uma operação simples com anestesia local. Por ser um método irreversível exigem-se os requisitos da lei. A vasectomia fará com que o homem produza espermas sem espermatozóides, pois este não completará a sua trajetória.

05) A mitologia greco-romana esta repleta de fatos pitorescos e romanescos,amorosas extravagantes, que para alguns são atividades normais e para outros ... sexuais. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativa: Anafrodizia é o aumento do apetite sexual masculino.
Definição: Anafrodizia é um desvio das anomalias sexuais e consiste na diminuição do apetite sexual no homem.

06) Crimes contra a liberdade sexual são aqueles que afrontam a dignidade da sociedade, fere osbons costumes e agridem a educação moral e religiosa dos povos. Em se tratando de estupro assinalar a alternativa incorreta
Alternativa: Para a sua configuração é necessário que a mulher seja virgem
Definição: Estupro é a conjunção carnal vulvo vaginal, sob violência física, psíquica e presumida, independentemente de idade e virgindade.

07) Deu entrada à maternidade uma jovem no nono mês degravidez com contrações uterinas dolorosas, secreções mucosas e dilatação do colo uterino. O parteiro deu assistência ao parto e proporcionou os primeiros cuidados ao binômio mãe e filho. Assinale a alternativa incorreta.
Alternativa: Estado puerperal é o ato infanticida que a mulher mata o filho.
Justificativa: O estado puerperal não é um ato. É um mal de evolução aguda, de causas desconhecidas,em que a parturiente inconsciente mata o próprio filho.

08) Sexologia forense é a parte da medicina legal que trata das relações sexuais e suas implicações perante a sociedade e a justiça, desde crimes de pequenas lesões corporais ao homicídio qualificado. Assinalar a alternativa correta.
Alternativa: A presença de espermatozóide via vaginal indica uma conjunção carnal.
Justificativa: A...
tracking img