Projeto de anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA

PASSATEMPO DE ANATOMIA HUMANA: AS POSSIBILIDADES DE UM MATERIAL: PEDAGÓGICO ALTERNATIVO.

ARGEMIRO JOSÉ DE SOUZA NETO

Ilhéus - Ba

ARGEMIRO JOSÉ DE SOUZA NETO

Projeto Passatempo de Anatomia Humana: Aspossibilidades de um Material: Pedagógico Alternativo apresentado ao professor Alberto Kruschewskyda, da disciplina Anatomia Aplicada à Educação Física.

Ilhéus – Ba
ÍNDICE

Introdução e justificativas..................................................................Pág. 4

Objetivos..............................................................................................Pág. 5Metodologia.........................................................................................Pág. 6

Resultados............................................................................................Pág. 7

Considerações Finais...........................................................................Pág. 8Referências...........................................................................................Pág. 9

Anexo 1 ..........................................(Passatempo Anatomia Humana) Pág. 10

Anexo 2 ...................................................................(Sistema Esquelético) Pág. 11

INTRODUÇÃO

No ensino fundamental 1 de modo geral, o ensino de Ciências ainda é marcado pela predominância de aulas expositivas como modalidade didática. Essamodalidade tende a motivar e valorizar a participação efetiva dos alunos nas atividades de sala de aula (ZUANON e DINIZ, 2004).

Já os matérias didáticos são fundamentais para os processos de ensino aprendizagem, e os jogos de passatempos podem ser uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos. Já os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos deensino e aprendizagem.

Porém, utilizar jogos como instrumento pedagógico não se restringe a trabalhar com jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos já estão determinados (BRASIL, 2006).

O trabalho pode acontecer com materiais produzidos tanto pelo professor quanto pelos alunos.

Reconhecendo que existem algumas dificuldades para se ministrar conteúdo deCiências no ensino fundamental, e no sentido de contribuir para o processo de ensino aprendizagem neste nível, surgiu à idéia de construir um material que pudesse facilitar a compreensão do conteúdo de forma motivada e divertida.

Acreditamos que um bom material didático, muitas vezes representa o diferencial entre uma atividade monótona e sem sentido e outra interessante e significativa para o aluno.Podemos considerar o material desenvolvido como um jogo didático, pois, de acordo com Zanon Guerreiro e Oliveira (2008), os jogos podem ser considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem, tais como: resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, entre outras habilidades. Se o jogo, desde seu planejamento,for elaborado com objetivo de atingir conteúdos específicos e para ser utilizados no âmbito educacional podemos denominá-lo de jogo didático.

Além disso, mediante o jogo didático, vários objetivos podem ser atingidos, relacionados à cognição (desenvolvimento da inteligência e da personalidade, fundamentais para construção de conhecimentos).

Assim, consideramos que a apropriação ea aprendizagem significativa de conhecimentos são facilitadas quando tomam a forma aparente de atividade lúdica, pois os alunos ficam entusiasmados quando recebem a proposta de aprender de forma mais interativa e divertida, resultado em um aprendizado significativo.

OBJETIVOS

• Elaborar e confeccionar um material para o ensino de anatomia no ensino fundamental;
• Verificar a...
tracking img