Projeto artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera-Uniderp

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes

BREVES COMENTÁRIOS SOBRE O DIREITO À SAÚDE E A JUDICIALIZAÇÃO NO FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS



VITÓRIA/ES
2011
1.IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

A proposta é a elaboração de artigo científico, cujo título será: “Breves comentários sobre odireito à saúde e a judicialização no fornecimento de medicamentos”.

1.1.TEMA

Diante da crescente demanda de ações judiciais que exigem do Estado de forma direta o fornecimento de medicamentos e/ou a realização tratamentos médicos, com fundamento na junção do direito constitucional à saúde com princípio basilar da dignidade da pessoa humana, verifica-se uma efetiva judicialização acerca dagarantia de atendimento integral a saúde, na qual o poder público via SUS – Sistema Único de Saúde é posto a prova tanto no cumprimento da decisão, quanto acerca de sua atuação rotineira em prol do coletivo, norteada pelo princípio da reserva do possível.

Nesse sentido, analisar a questão sob a ótica jurídica do embate entre os princípios constitucionais que protegem o cidadão e ao mesmo temporegulam a atuação estatal é crucial para se buscar um equilíbrio entre o atendimento ao indivíduo e o bem estar coletivo, vez que o poder judiciário ao julgar tais ações mais do lidar com questões eminentemente legais, se vê diante do desafio de dar concretude ao tão almejado direito à saúde.

1.2.FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Partindo da premissa de que as constantes ações buscando o fornecimento demedicamento levaram a judicialização da questão, mister analisar as características da atuação do Judiciário nos conflitos individuais para efetivação do direito à saúde, a tendência jurisprudencial e como os princípios constitucionais estão sendo utilizado na hermenêutica jurídica, objetivando identificar os critérios e os limites do julgamento das ações para o fornecimento de medicamentos noâmbito do SUS.
1.3.JUSTIFICATIVA

O papel do Estado frente aos Direitos Sociais, particularmente quanto ao Direito à Saúde e sua efetividade é um tema que envolve diversas questões, vai além da seara jurídica e tem forte cunho social.

Nesse sentido, deverão ser incluídos na monografia conceitos inerentes ao campo jurídico doutrinário e de cunho histórico-social, para formação do referencialteórico de análise, daí a importância de tal tema, pois permitirá ao pesquisador a interdisciplinaridade de conhecimentos, e a verificação na prática de como a norma influi na vida social.

O Direito à saúde, encaixa-se nos chamados direitos de segunda geração e baseia-se no ideal de igualdade, tanto que a Constituição Federal o regulamenta nos seguintes moldes:

“Art. 196. A saúde é direito detodos e dever do Estado, garantido mediante políticas públicas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”

Posteriormente com a criação e implementação do SUS – Sistema Único de Saúde, setores da sociedade, bem como os cidadãos de forma individual, entendendo que aspolíticas para saúde não eram satisfatórias, passaram a interpelar o Poder Judiciário, para que se posicionasse e garantisse a aplicabilidade prática de seus direitos.

Por fim, não há dúvida de que, o artigo que se pretende, trará mais esclarecimentos quanto a práxis jurídica, considerando a complexidade e impacto social do tema, bem como demonstrando a relevância do mesmo de forma a contribuir paraque o debate sobre as políticas públicas se torne freqüente, entendo ser essa a concretização dos anseio da sociedade que forma o país.

1.4.OBJETIVOS

Demonstrar como se deu a judicialização do fornecimento de medicamentos no âmbito do SUS a partir da analise das características da atuação do Judiciário nos conflitos individuais para efetivação do direito à saúde; demonstrar qual a...
tracking img