Projeto arte na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Arte na Escola

1. APRESENTAÇÃO
O atual contexto educacional brasileiro apresenta em todos os níveis de ensino, em especial na educação infantil e no ensino fundamental, uma configuração marcada por profundas mudanças referentes às políticas educacionais, onde pode ser observado que o fracasso e a exclusão se configuram historicamente, sendo justificadas pelos apontamentos de altastaxas de analfabetismo, evasão e repetência. Esses índices apontam o baixo nível de escolarização dos alunos das escolas públicas brasileiras e acentuam ainda mais, a exclusão social, onde os mesmos estão submetidos. Dessa forma, as políticas educacionais revelam os conflitos de um modelo educacional que tenta minimizar a questão do insucesso e da exclusão escolar, como aponta o Portal BrasilEscola.
Esta situação é vinculada a muitos obstáculos, considerados, na maioria das vezes, intransponíveis para milhares de alunos que se afastam da escola e não concluem os estudos. Dentre elas, pode-se destacar o ingresso na criminalidade e na violência; o convívio familiar conflituoso; a má qualidade do ensino, todos considerados fatores comuns de evasão escolar. É válido dizer que a evasão estárelacionada não apenas à escola, mas também à família, às políticas de governo e ao próprio aluno.
Embora Minas Gerais tenha sido o primeiro estado do Brasil a receber na escola pública alunos com 06 anos de idade, com o intuito de incentivá-los a desenvolverem suas habilidades e raciocínio, embasado em princípios de convivência social, cidadania, noções de direitos e deveres, a ação ainda nãoconsegue reduzir a repetência e a evasão escolar. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda a criança tem o direto de ter escola perto da sua casa e com segurança, para que se evite a evasão escolar, que ocorre quando o aluno deixa de frequentar a aula, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo.
A cidade de Uberlândia apresentou no segundo semestre de 2010, umataxa de evasão de quase 20% (IBGE, 2010). No bairro Lagoinha, onde se encontra situada a Escola Estadual Felisberto Carrejo, a evasão escolar é um grande desafio para os pais e para o sistema educacional. As causas da evasão escolar são variadas, podendo ser citadas as condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou mesmo questões de criminalidade existente no bairro.
Diante dessarealidade, foi possível observar através do Projeto de Pesquisa proposto pela UNOPAR, a necessidade de se implantar o Projeto Arte na Escola na Escola Estadual Felisberto Carrejo, que tem em sua proposta o combate à evasão escolar. Nessa perspectiva, o projeto surge como um eficaz instrumento de prevenção e combate à violência e à imensa desigualdade social que assola todo o país, beneficiando assim todaa comunidade, que encontra na falta de estímulo às crianças e jovens, um dos maiores problemas a ser enfrentado.

2. JUSTIFICATIVA
Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2010), revelam que Uberlândia possui 604.013 habitantes se tornando uma das 10 não capitais mais populosas do país e a terceira maior de Minas. Os novos indicadores do IBGE revelam também, queUberlândia é o mais populoso dos municípios localizados fora das regiões metropolitanas estendidas de capitais. A migração tem um papel relevante no crescimento populacional do município. A cidade ganha por ano cerca de 14 mil novos habitantes, se forem somados aos nascimentos os novos migrantes que buscam na cidade de Uberlândia, novas oportunidades de vida, que migram em busca de emprego, moradia eacesso aos serviços básicos, mas que quando se deparam com a realidade já materializada no espaço, percebem que a cidade nem sempre tem a oferecer oportunidades para todos.
Nesta circunstância, na atual sociedade, a criminalidade, a violência, o roubo, furto e os conflitos gerados, principalmente por adolescentes, refletem à falta de educação tanto social quanto familiar.
O bairro Lagoinha,...
tracking img