Projeto artes na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – MT (F.C.S.G.N.)
Marilza Terezinha Brandielli Duarte















PROJETO RECICLAR NA ESCOLA ATRAVÉS DAS AULAS DE ARTES


























Guarantã do Norte – MT

2012

Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – MT (F.C.S.G.N.)
Marilza Terezinha Brandielli DuartePROJETO RECICLAR NA ESCOLA ATRAVÉS DAS AULAS DE ARTES


Projeto apresentado na disciplina de Artes, no 6º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – MT, como requisito para obtenção parcial de nota sob orientação da Profª. Esp. Benildes Wronski BuenoGuarantã do Norte – MT

2012







APRESENTAÇÃO

Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem, e a importância do incentivo dessa pratica na escola.

Redução:Consiste em reduzir o lixo “evitando” a produção do resíduo. É possível evitar a produção do resíduo, por exemplo, utilizando produtos fabricados de forma diferente, embalados de formadiferente, preferindo frutas e verduras frescas às já embaladas.
Reutilização: Significa encontrar uma nova serventia para esse produto, em que grande parte das suas propriedades ainda possa ser rentabilizada caso, por exemplo, de um pneu que seja recauchutado; grande parte dos materiais usados para o seu fabrico e toda a tecnologia vai ser aproveitada, apenas se acrescentando a borracha gasta duranteo seu primeiro ciclo de vida.
Reciclagem: A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo  o que é jogado fora. Para compreendermos a reciclagem, é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando deenxergar como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber  que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado.

Meio Ambiente e Lixo


Um dos grandes problemas ambientais é o lixo. O homem colocando o lixo para o lixeiro, ou jogando-o em terrenos baldios, resolve o seu problema individual não se dando conta que as áreas de depósito delixo das cidades estão em cada vez mais escassas e que o lixo jogado nos terrenos baldios favorece o desenvolvimento de insetos e ratos transmissores de doenças.
Para a preservação do meio ambiente o tratamento do lixo deve ser considerado como uma questão de toda a sociedade e não um problema individual. O artigo 225 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que:“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.


A Educação


A educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduosconscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas para isso, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na formação dos alunos, seja no ensino infantil ou na universidade.
Na teoria, a educação ambiental ensina como deve ser feita acoleta seletiva, a importância de se preservar a natureza e como utilizar os recursos naturais e minerais de forma responsável. Porém a teoria não basta, é preciso que os estudantes vejam na prática o que aprendem no dia a dia. Atividades extracurriculares como: visitas a depósitos de reciclagem, plantio de árvores e ações comunitárias, ajudam a desenvolver a cidadania das crianças. E sempre...
tracking img