Proarte( projeto de desenvolvimento da arte e cultura na escola)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVA LONDRINA-PARANÁ
-2011-

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------------
JUSTIFICATIVA-----------------------------------------------------------------------------------MACROCAMPO: CULTURA E ARTE-------------------------------------------------------
OBJETIVOSESPECÍFICOS--------------------------------------------------------------------ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO------------------------------------------------
AVALIAÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------
RESULTADOS ESPERADOS------------------------------------------------------------------
OFICINA DE RECICLAGEM E MEIO AMBIENTE-------------------------------------
OFICINA DETEATRO--------------------------------------------------------------------------
OFICINA DE DANÇA----------------------------------------------------------------------------
OFICINA DE MUSICA-------------------------------------------------------------------------
OFICINA DE ARTESANATO---------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS------------------------------------------------------PARECER DO NRE---------------------------------------------------------------------------

1
INTRODUÇÃO

Existem crenças de que há pessoas, mas inteligentes e menos inteligentes, ou os que sabem raciocinar e os que não sabem, na verdade o que falta é o incentivo para estimular os dons e talentos escondidos. Pensando nisso que o PRODARTE (PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA ARTE E CULTURA NA ESCOLA)criou uma metodologia para trabalhar a Arte e Cultura dos alunos através de oficinas teóricas e práticas.
A arte é um dos mais importantes componentes da cultura letrada ocidental, cujo conceito é pré-existente. Ao individuo, existe como um dado cultural específico e sabendo que através da arte poderão ser desenvolvidos diversos tipos de trabalhos, que o PRODARTE (PROJETO DEDESENVOLVIMENTO DAARTE E CULTURA NA ESCOLA) desenvolverá através de oficinas.
O jovem hoje esta em busca de novos horizontes, novos caminhos, opções de laser, valorização e inclusão social. Sabemos que cada um nasce com seu próprio talento, como, por exemplo, jogar futebol, cantar, dançar, tocar, fazer artesanato, mas os que não nascem com esses dons acabam adquirindo com as práticas estabelecidas.
A arte é uma dasopções para que a juventude assuma sua posição perante a sociedade, fazendo o seu papel de cidadão, recebendo conhecimento e em troca valorizando o que tem de melhor na cultura brasileira. Também serão desenvolvidas oficinas de arte e cidadania, através da reciclagem, onde estaremos desenvolvendo trabalhos com sucata e preservando o meio ambiente.
Sabemos que uma juventude organizada, informada égarantia de um futuro melhor.
O PRODARTE é transformação, inovação, a juventude é o caminho, onde a arte expessa seus sentimentos e valorização dos costumes e culturas. Se não buscarmos resgatar nossas culturas, ficaram para sempre esquecidas e assim a vontade de construirmos sempre o melhor será esquecido.

“INCLUSÃO SOCIAL NÃO É CARIDADE, É RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS”

2
JUSTIFICATIVAO PRODARTE será desenvolvido com atividades sócio-educativa em escola Estadual, com intuito de valorizar a cultura local, onde serão criados grupos de danças, grupos musicais, peças teatrais e trabalhos manuais.
Os alunos que participaram do projeto serão selecionados por professores, diretores e coordenadores da instituição de ensino, visando o aluno a buscar embasamentos que sirvam paraeducação cultural.




3

MACROCAMPO: CULTURA E ARTE

Através da arte Cênica, Artes Visuais, Danças, Musicalidade, o projeto resgatará e valorizará a cultura e costumes muitas vezes esquecidos.

4
OBJETIVO GERAL

Abranger alunos das escolas...
tracking img