Pesquisa - dove real beleza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Dove, uma das maiores marcas da Unilever, encomendou o estudo “A Verdade Real Sobre Beleza” para promover o entendimento global das mulheres, beleza e bem-estar – e a relação entre eles. Ela teve a sua gênese numa crescente preocupação que as descrições de beleza feminina na cultura popular estavam perpetuando uma idéia de beleza que não era autêntica, nem alcançável.
A Dove estava preocupadaque este retrato limitado de beleza, impedisse as mulheres de reconhecer e apreciar a beleza em si mesma e nos outros (a relação das mulheres com a beleza é complexa: ela pode ser poderosa e inspiradora, mas difícil e frustrante também). A empresa também estava ciente de que - em um mundo onde a beleza feminina é altamente valorizada - esta situação pudesse ter impacto sobre o bem-estar dasmulheres, felicidade e auto-estima.
A missão da marca foi explorar empiricamente o que significa beleza para as mulheres de hoje, além disso, quis realizar o estudo para avaliar se era possível falar e pensar sobre a beleza feminina de formas mais reais, satisfatórias e poderosas.
O estudo “A Verdade Real Sobre Beleza” foi baseado em dados quantitativos, coletados a partir de uma pesquisa global portelefone envolvendo 3.200 mulheres, com idades entre 18 e 64 anos. A StrategyOne - uma empresa de pesquisa aplicada, baseada em Nova York - conseguiu o estudo em colaboração com a Dra. Nancy Etcoff e Massachusetts General Hospital - Harvard University, e com a consulta a um especialista do Dr. Susie Orbach, da London School of Economics.
O levantamento foi aplicado entre 27 de Fevereiro e 26 deMarço de 2004, utilizando os serviços de campo da MORI Internacional. As entrevistas foram realizadas em dez países: EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Itália, França, Portugal, Holanda, Brasil, Argentina e Japão. A pesquisa tem uma margem de erro de ± 1,7 pontos percentuais entre o total da amostra de 3.200 mulheres.
Para informar a estrutura e o conteúdo do estudo, primeiro a Dove encomendou umarevisão da literatura mundial, que analisou a pesquisa existente e adaptou o conteúdo para evitar eventuais lacunas que possam existir no discurso (garantindo que ele fosse tão consistente possível quanto o original - embora admitindo nuances locais). Cada entrevista durou entre 20 e 25 minutos (dependendo do comprimento de tradução) e as participantes foram entrevistadas por pessoas nativas em suaprópria língua.

2.1 Problema de Pesquisa

O problema que motivou a realização da pesquisa pela Dove, foi entender melhor a percepção das mulheres (seu publico alvo) sobre o conceito de beleza e bem estar, de forma a averiguar os descompassos entre a imagem desejada normalmente veiculada pela mídia e a realidade encontrada sobre beleza.

2.2 Análise dos dados

Um dos resultados mais marcantesdesse estudo foi a constatação de que, em todos os lugares pesquisados, as mulheres desejam uma idéia de beleza que seja menos estreita do que aquela que é veiculada pela mídia. Desejam algo mais próximo de suas realidades.
Este foi, portanto, o principal indicador de que as hipóteses iniciais que inspiraram o estudo eram válidas. Ao verificar que apenas metade das mulheres entrevistadas relataque está razoavelmente satisfeita com sua vida e bem-estar social, a pesquisa procurou investigar o que seria mais importante em suas vidas. A partir daí, passou a considerar os aspectos envolvidos diretamente na concepção feminina de beleza, não hipoteticamente, mas com base nos depoimentos das entrevistadas.
No estudo, as mulheres receberam uma lista contendo apenas os adjetivos positivos ouneutros para descrever a sua aparência (incluindo, "natural", “média","bela"," sexy " e "linda") e pediu para escolher o que elas sentiram mais à vontade.
Por esmagadora maioria, mulheres de todo o mundo são mais confortáveis utilizando as palavras naturais (31%) ou média (29%) para descrever a sua aparência. Só 2% das mulheres em todo o mundo escolhem a “bela” para descrever a sua aparência,...
tracking img