Case dove - unilever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mais que um sabonete
Todas as mulheres sonham com uma pele macia e hidratada. O lançamento de Dove atendeu à demanda das consumidoras brasileiras, cada vez mais exigentes e preocupadas com o cuidado pessoal. Como havia feito em outros países, Dove redimensionou o conceito de sabonete, antes relacionado apenas à higiene e ao perfume proporcionados pelo banho. Com uma fórmula exclusiva e muitomais suave que seus concorrentes, Dove foi além e incluiu a hidratação como um diferencial marcante. Conheça os principais momentos da trajetória de Dove no Brasil.

A origem
Não é por acaso que Dove – do inglês “pomba” – traz em seu nome um símbolo da paz. O sabonete foi desenvolvido nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente para a limpeza da pele dos soldados feridos.Nos anos 50, depois de cumprir sua missão nos campos de batalha, a suave fórmula de Dove foi aprimorada para convertê-lo num produto de beleza diferente de todos os outros e com significativo potencial de crescimento. Conquistado seu espaço entre as norte-americanas, Dove foi levado para vários países, sempre introduzindo o conceito de sabonete hidratante.

Dove no Brasil
O produto custou achegar por aqui, mas quando estreou, em 1992, não havia concorrentes diretos. Dove foi o primeiro sabonete a anunciar a propriedade de hidratar a pele, transformando o banho numa etapa do tratamento de beleza. A proposta ajustou-se perfeitamente às aspirações da mulher brasileira dos anos 90 que, independente e

1

totalmente inserida no mercado de trabalho, continuava vaidosa, mas com temporeduzido para dedicar-se aos cuidados do corpo. A campanha de lançamento de Dove dialogava com essa consumidora, enfatizando a eficiência e a praticidade do sabonete, que, ao contrário dos outros, era capaz de limpar a pele sem ressecá-la. A receptividade foi grande e logo a marca ganhou fôlego para se aventurar em outras categorias, como desodorantes, loções para o corpo e produtos para os cabelos,sempre com creme hidratante em suas fórmulas.

Uma nova fábrica de sabonetes
Durante a primeira década de sua comercialização no Brasil, o sabonete Dove era totalmente importado, pois não havia aqui tecnologia para produzi-lo. A Unilever resolveu, então, implantar uma unidade fabril exclusiva para esse sabonete, em Valinhos, no Estado de São Paulo. Inaugurada em 2002, concentrando recursostecnológicos de ponta, a nova fábrica tornou-se o centro exportador de Dove para toda a América Latina.

Beleza sem artifício
O início do novo milênio confirmou sinais de mudança nos comportamentos e de conceitos sobre autoestima e qualidade de vida. Embora ainda imperasse o culto à eterna juventude, aos corpos esculturais e aos rostos perfeitos, surgiu também uma brecha para a reavaliação dosinatingíveis padrões estéticos que escravizavam, sobretudo, as mulheres. A brasileira, cansada de lutar contra a própria natureza, aspirava ser bonita com o cabelo não tão liso e com um corpo não tão magro quanto pregavam as revistas e a publicidade. Em

2

sintonia com essa discreta “rebeldia”, Dove começou a difundir mensagens a favor da verdadeira beleza, aquela peculiar a cada mulher edesatrelada dos padrões vigentes. A campanha produzida para divulgar a linha para cabelos – estrelada por consumidoras que experimentaram os produtos – abriu espaço para o debate, reproduzindo comentários muito comuns no meio feminino, como “meu cabelo parecia um balão subindo”, “uma vassoura” ou “uma juba de leão”.

Novos conceitos
Firme no propósito de combater os estereótipos e valorizar asdiferentes formas de ser bonita, Dove lançou, em 2004, a "Campanha pela Real Beleza". Esse direcionamento nasceu a partir de uma pesquisa mundial patrocinada pela marca, que investigou como as mulheres encaravam sua beleza e reagiam à pressão dos padrões estabelecidos pela mídia. Os resultados do estudo, sintetizados no quadro abaixo, evidenciam que a autoestima feminina e a troca de experiências sobre...
tracking img