Projeto amigos pela escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL - 5ª EDIÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL

AMIGOS PELA ESCRIT@.COM
S P

I – SíNTESE.

JUSTIFICATIVA
O Projeto surgiu da necessidade de valorizar a amizade entre os alunos e o respeito mútuo, uma vez que a turma estava enfrentando problemas com agressões entre si. Atitudes que desviavam o interesse da classe por textos diversos e prejudicavam a alfabetização da turma ,levando em consideração que 87,5% dos alunos iniciaram o ano letivo sem conhecerem o alfabeto.
O ponto de partida para iniciar o Projeto, foi o desvio de uma carta em poder da professora, remetida por um menino de Santa Cruz do Rio Pardo-SP que estava com saudades da mãe. Esta residia em Bauru-SP, mesma cidade em que morava a professora e o interesse que o fato despertou na classe.

METODOLOGIAO Projeto foi desenvolvido a partir da adequação do planejamento pedagógico da série, contextualizando os conteúdos ao assunto carta, motivando a pesquisa e produção de vários tipos de correspondências, organizando a sala em agrupamentos produtivos durante as atividades, realizando leituras individuais e coletivas de relatos particulares, valorizando características individuais e a importânciade cada um no grupo, bem como o cultivo da amizade que surgiu entre os alunos das duas cidades. O encontro dos amigos que surgiram pelas trocas de correspondências finalizou o Projeto.

OBJETIVOS
* Valorizar o ser humano, suas características pessoais, resgatando a importância das virtudes , como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas, levando à sensibilização enquantocidadão e cidadã.
* Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
* Incentivar o gosto pela escrita e pela leitura de cartas.
* Utilizar a carta como uma maneira de expressar sua individualidade e de exercer sua cidadania.
* Organizar uma rede de intercâmbio, colocando o aluno numa situação real de comunicação ede socialização do pensamento com os outros alunos da mesma faixa etária e escolaridade.
* Realizar o encontro dos alunos das escolas para conhecer seus correspondentes, engajando-os na rede de intercâmbio.

AVALIAÇAO
Os resultados positivos do desenvolvimento do Projeto puderam ser observados na qualidade das produções escritas dos alunos e na fluência de suas leituras, assim como também namudança de comportamento entre eles e a participação em atividades pedagógicas diárias.
Ainda através do relato dos pais durante a Exposição Cultural realizada após o encontro das turmas.
Os avanços pedagógicos dos alunos também podem ser observados no gráfico do anexo 50.

II - JUSTIFICATIVA

O Projeto Amigos Pela Escrit@.com surgiu após o contato com a carta enviada por um aluno de Santacruz do Rio Pardo à mãe (enfermeira que trabalha na cidade de Bauru) por intermédio da professora residente na mesma cidade, os alunos da EMEF “Profª. Claudete da Silva Vecchi” ficaram curiosos em conhecer o remetente da carta.
Neste período, a turma estava enfrentando problemas com agressões entre si e bulling. Atitudes que desviavam o interesse da classe por textos diversos e prejudicavam aalfabetização da turma , levando em consideração que 87,5% dos alunos iniciaram o ano letivo sem conhecerem o alfabeto.
E tendo vista que vivemos em uma sociedade marcada pela velocidade houve-se a necessidade de explorar a linguagem que se adapta e procura novas e rápidas formas de comunicação à distância, buscando a qualidade das relações interpessoais e o uso eficiente da língua.
Desta forma,valorizar e conhecer a evolução da escrita através das cartas é resgatar um pouco o tempo em que se cultivavam amizades, um resgate que se traduz no reconhecimento de novas maneiras de usar a linguagem, de renová-la e de aproximar pessoas.
Começava assim uma amizade, não somente com o autor do primeiro contato, mas entre todos os seus amigos e os alunos de Bauru.

III - FUNDAMENTAÇÃO TEORICA...
tracking img