Relato de pratica pedagogica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]








































































apresentação


Visitei uma turma de educação infantil da rede municipal e contei a historia “Os amigos da Pata Grisela” da Editora Brasileitura. O livro traz como tema a vida dos animais na fazenda,especialmente a pata Grisela, que gostava de fazer amigos e cultivá-los, um dia o Sr. Porco foi até o lago para beber um pouco de água e D. Vaca não queria deixar, até que Grisela interferiu e disse que todos os animais tinham os mesmos direitos, a pata Grisela tinha muitos amigos. O livro aqui apresentado é adequado a faixa etária de 4 anos, pois além de trabalhar com a imaginação da criança e o gostopela leitura, podemos trabalhar outras coisas do dia-a-dia como: amizade, respeito e direitos e deveres. O livro foi sugerido pela professora da turma, pois a escola trabalha com o projeto “Planeta dos animais”, no momento da historia levamos as crianças a conhecerem diversos tipos de animais, apontando para a diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras coisas relativas acada espécie).
É com satisfação que relaciono este trabalho com o eixo do 4 semestre do curso de Pedagogia da Faculdade UNOPAR, na disciplina Organização e didática na Educação Infantil é necessário reconhecer e fazer do planejamento de ensino o articulador da prática pedagógica além de identificar os eixos da educação infantil no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil erefletir sobre sua prática, na disciplina Educação da Criança de 0 a 5 anos, observei e confirmei que as crianças são muito puras e cabe ao educador planejar o seu dia-a-dia com assuntos relacionados a um tema, motivando assim as crianças a participarem para desenvolverem suas habilidades e criatividade.
Na Ludicidade e Educação pude confirmar que o lúdico esta presente na vida de todas as crianças e éuma pena que raramente é reconhecida e respeitada e na disciplina Ensino da Linguagem Oral e Escrita, cabe ao educador identificar e compreender as fases do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, analisar as contribuições e desenvolver a leitura e a literatura infantil como um dos recursos metodológicos e por fim na disciplina Ensino e Alfabetização, relaciono este trabalho como sendo umprocesso para esse fim – desenvolvimento da linguagem oral e escrita – pois é preciso trabalhar e preparar a criança para conhecer, compreender e dominar a linguagem.

RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Este registro é o relato de uma experiência pedagógica desenvolvida com a turma de 4 anos da Educação Infantil da Escola da rede Municipal “Juarez Sodré, de acordo com Piaget esse é o períodopré-operatório que vai dos 2 aos 7 anos de idade e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos, a criança continua egocêntrica e ainda não é capaz moralmente de se colocar do lugar do outro.


Quando cheguei às crianças já estavam na sala, a professora Vânia me apresentou e disse que ficaria com eles, a escola trabalha o sistemade rodízio de alunos, então em um período de 3 horas passaram pela sala de literatura cerca de 40 alunos, no momento o projeto trabalhado é o “Planeta dos animais”, a respeito de projeto Valente (2000) acrescenta:


“(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos detrês construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender” (p. 4).

O objetivo desse projeto é levar as crianças a conhecer diversos tipos de animais, apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras coisas relativos a cada espécie). Conforme a educadora, já foram ao...
tracking img